Trabalhos 2022/2023
Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Uma vez que na escola já havia uma dinâmica que tem tido alguns resultados, para fazer uma melhor gestão do ambiente no refeitório, para melhorar o comportamento/atitudes e diminuir o desperdício alimentar, procurou-se manter a mesma e enquadrá-la neste projeto.
Assim, neste projeto, não foi cumprida a metodologia neste projeto. Uma vez que já existia um trabalho desenvolvido, procurou-se mantê-lo.
Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Mensalmente o comportamento dos alunos era analisado, quer pelos responsáveis das turmas, como por professores e funcionários. No final de cada mês, era afixada uma listagem com os alunos premiados de cada turma.
Com o objetivo de premiar os bons comportamentos, era oferecido às crianças um pequeno brinde simbólico (por exemplo, entradas para sessões de cinema (organizadas na biblioteca)).
Ao longo do tempo, foi possível perceber que houve uma evolução notória do comportamento dos alunos no refeitório. Aos poucos, os alunos têm vindo a perceber a postura que devem adotar bem como a importância de não desperdiçarem os alimentos. Os bons comportamentos geram bons comportamentos. Por este motivo, cada turma tem cada vez mais alunos a integrar esta listagem.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação e comunicação foi feita em cada turma.
No final de cada mês, na entrada do refeitório, era afixada uma listagem com os alunos premiados.
Registo fotográfico da brigada em ação: