Trabalhos 2022/2023

Jardim do Fraldinhas (Leiria)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 1º escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Na sequência da integração no projeto internacional de intervenção comunitária, destinada à população infantil Eco-Escolas da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), realizou-se o projeto “Brigada da Cantina” incorporado na temática “Alimentação Saudável e Sustentável”.
Uma vez que o objetivo era analisar, monitorizar e registar algumas atitudes na hora do almoço e promover a adoção de bons hábitos alimentares, de higiene e de saúde, foi realizado previamente, pela Educadora Bibliotecária e pela Nutricionista da instituição, uma sessão de educação alimentar de forma expositiva e ativa (ver anexos 1 e 2 – Metodologia de monitorização), com os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, sobre as diferentes temáticas a ser trabalhadas: ruído no refeitório, higiene das mãos, higiene do refeitório e desperdício alimentar.

Quantos alunos foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Após a apresentação do projeto “Brigada da Cantina”, as temáticas foram trabalhadas de forma individual com cada turma do ensino básico, abrangendo um total 4 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico (104 crianças).
Em cada turma foram destacados simultaneamente e aleatoriamente 2 responsáveis para cada dia da semana durante um período de 3 semanas, de forma a que todas as crianças conseguissem estar envolvidas e participar ativamente nas tarefas diárias.
Esta dupla de crianças viria a ter a responsabilidade de, com uma check-list (ver anexo 3 – Metodologia de monitorização) registar e monitorizar os diferentes comportamentos observados previamente e na hora da refeição, nomeadamente quantas crianças realizaram a higienização das mãos, identificar a ementa disponibilizada, avaliar o nível de ruído, verificar a presença de lixo orgânico e não orgânico nas mesas e/ou chão do refeitório e proceder à pesagem do desperdício alimentar produzido pela turma (ver anexos 4, 5, 6 e 7 – Metodologia de monitorização).
Em paralelo, as turmas escolheram 1 tema para, semanalmente, investigar mais e desenvolver trabalhos autónomos mediante os recursos que tinham à sua disposição.
Assim, a turma do 1º ano escolheu a higiene do refeitório, a turma do 1º e do 2º ano a higiene das mãos, o 2º e 3º ano o ruído no refeitório e o 3º e 4º ano elegeu o desperdício alimentar.
Trabalhando em competências como a criatividade, a capacidade de pesquisa bibliográfica, a capacidade de síntese, a comunicação oral e o relacionamento interpessoal surgiram projetos como livros e cartazes criativos, puzzles, jogos de tabuleiro, teatros, vídeos, danças e apresentações em PowerPoint (ver anexos 8 – Metodologia de monitorização).

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Depois de terminadas as 5 semanas dedicadas à elaboração dos projetos autónomos, foi realizada uma Assembleia de Escola e dirigido um convite às turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico e aos Pais e Encarregados de Educação que conseguissem estar presentes, com o objetivo de apresentar e partilhar os trabalhos realizados (ver anexo 5, 6, 7 e 8 – Estratégias de comunicação).
Assim, contou-se com a presença de cerca de 200 pessoas entre crianças, pais, familiares, professoras, auxiliares de ação educativa, psicólogas, cozinheiras, representantes da autarquia (Vereador do Ambiente), ... (ver anexo 4 – Estratégias de comunicação)
Após feitas as apresentações foi construída uma exposição na entrada da escola com os trabalhos finais (ver anexo 2 e 3 – Estratégias de comunicação) e realizado um vídeo com todo o projeto desde a fase prática nas horas de almoço até aos resultados finais e partilhado nas redes sociais da instituição para que chegasse a toda a comunidade educativa e outros (ver anexo 1 – Estratégias de comunicação).

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF):