Trabalhos 2022/2023
Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)
Atividade: Eco-Ementas Mediterrânicas
Escalão: 3º escalão: ensino secundário e superior
Memória descritiva:
Memória Descritiva
A equipa que concorre estuda no 3º ano do curso profissional de cozinha/pastelaria e integra a Escola Secundaria José Cardoso Pires na cidade de Loures.
A escolha da ementa pautou-se sobretudo numa análise efetuada pelos alunos relativamente às ementas que normalmente são apresentadas nas cantinas escolares e a aderência dos alunos aos pratos confecionados nas mesmas. Assim, a ementa escolhida pela equipa baseou-se nos seguintes critérios:
Variedade entre os diversos hortícolas
Variedade entre a oferta de hortícolas crus e confecionados
Ausência de pratos com textura semelhante dos seus componentes
Ausência de pratos monocromáticos
Atendendo às necessidades diárias tanto ao nível energético bem como os restantes nutrientes, foi levado em conta o equilíbrio nutricional com respeito à alimentação considerada saudável. Pegou-se na Nova Roda dos Alimentos e considerou-se a ingestão dos alimentos de cada um dos grupos que a compõe, maiores quantidades dos alimentos pertencentes aos grupos de maiores dimensões (ao contrário dos de menores dimensões) e alternância dos diferentes alimentos dentro de cada grupo.
Por outro lado, levou-se em conta a apresentação dos pratos com capacidade visual apelativa, a fim de potenciar a satisfação dos consumidores e minimizar potenciais desperdícios alimentares. Neste sentido, atendeu-se às diferentes cores e texturas, potenciando, de igual modo, a presença de diferentes nutrientes. Para dar resposta a uma alimentação saudável, a ementa considerada para o concurso reverte-se quase na sua totalidade em alimentos que correspondem à roda de alimentos na cozinha mediterrânica e reflete o prato e o convívio à volta da mesa, evidenciando os alimentos mais relacionados com o padrão alimentar português, como por exemplo, os legumes, o peixe, as favas, as ervas aromáticas (coentros) e ainda alguns elementos que sendo menos utilizados na cozinha, abundam de alguma forma nas paisagens portuguesas. No que respeita à utilização de recursos naturais, muitos são os estudos com evidência científica que apelam a que preocupações com a sustentabilidade integrem os hábitos alimentares bem como a utilização de alimentos que compõem a ementa mediterrânica, pode-se salientar que alguns dos alimentos utilizados na ementa respeitam a sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos, nomeadamente os que são cultivados na horta da escola.
Tendo em conta que repetição dos pratos servidos deverá ser minimizada, a fim de se disponibilizarem diferentes sabores e combinações às crianças e jovens, motivando o seu interesse e satisfação pelos alimentos servidos, considera-se que a ementa escolhida, pelas suas caraterísticas, reverte-se de alguma peculiaridade devendo esta, a nosso entender, ser servida uma vez por mês num conjunto de outras ementas. Considera-se que esta periocidade se deve ao facto de esta ementa ter peixe frito no prato principal e a sobremesa conter açucares.
Ementa:
Registo Fotográfico de cada um dos pratos: