Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: 3º escalão: ensino secundário e superior

Idade dos alunos envolvidos:
A Equipa
Alunos:
Diogo Rebelo Graça 17anos
Filipe Miguel Tecedeiro Ramos 17anos
Pedro Miguel Rodrigues Loureiro 21ano
Santa António Fernandes 19 anos
Wilsa Dias De Alva Teixeira 18 anos
Professora Cozinha: Rosa Branca Almeida

Memória descritiva:
Memória Descritiva
A equipa que concorre estuda no 3º ano do curso profissional de cozinha/pastelaria e integra a Escola Secundaria José Cardoso Pires na cidade de Loures.
A escolha da ementa pautou-se sobretudo numa análise efetuada pelos alunos relativamente às ementas que normalmente são apresentadas nas cantinas escolares e a aderência dos alunos aos pratos confecionados nas mesmas. Assim, a ementa escolhida pela equipa baseou-se nos seguintes critérios:
 Variedade entre os diversos hortícolas
 Variedade entre a oferta de hortícolas crus e confecionados
 Ausência de pratos com textura semelhante dos seus componentes
 Ausência de pratos monocromáticos
Atendendo às necessidades diárias tanto ao nível energético bem como os restantes nutrientes, foi levado em conta o equilíbrio nutricional com respeito à alimentação considerada saudável. Pegou-se na Nova Roda dos Alimentos e considerou-se a ingestão dos alimentos de cada um dos grupos que a compõe, maiores quantidades dos alimentos pertencentes aos grupos de maiores dimensões (ao contrário dos de menores dimensões) e alternância dos diferentes alimentos dentro de cada grupo.
Por outro lado, levou-se em conta a apresentação dos pratos com capacidade visual apelativa, a fim de potenciar a satisfação dos consumidores e minimizar potenciais desperdícios alimentares. Neste sentido, atendeu-se às diferentes cores e texturas, potenciando, de igual modo, a presença de diferentes nutrientes. Para dar resposta a uma alimentação saudável, a ementa considerada para o concurso reverte-se quase na sua totalidade em alimentos que correspondem à roda de alimentos na cozinha mediterrânica e reflete o prato e o convívio à volta da mesa, evidenciando os alimentos mais relacionados com o padrão alimentar português, como por exemplo, os legumes, o peixe, as favas, as ervas aromáticas (coentros) e ainda alguns elementos que sendo menos utilizados na cozinha, abundam de alguma forma nas paisagens portuguesas. No que respeita à utilização de recursos naturais, muitos são os estudos com evidência científica que apelam a que preocupações com a sustentabilidade integrem os hábitos alimentares bem como a utilização de alimentos que compõem a ementa mediterrânica, pode-se salientar que alguns dos alimentos utilizados na ementa respeitam a sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos, nomeadamente os que são cultivados na horta da escola.
Tendo em conta que repetição dos pratos servidos deverá ser minimizada, a fim de se disponibilizarem diferentes sabores e combinações às crianças e jovens, motivando o seu interesse e satisfação pelos alimentos servidos, considera-se que a ementa escolhida, pelas suas caraterísticas, reverte-se de alguma peculiaridade devendo esta, a nosso entender, ser servida uma vez por mês num conjunto de outras ementas. Considera-se que esta periocidade se deve ao facto de esta ementa ter peixe frito no prato principal e a sobremesa conter açucares.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo Fotográfico de cada um dos pratos: