Trabalhos 2022/2023

Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Idade dos alunos envolvidos:
Aluno de 14 anos e aluna de 13 anos

Memória descritiva:
Aspetos da dieta mediterrânica:
Respeitou-se a utilização de azeite (na confeção da sopa e ao cozinhar o peixe e o salteado de bróculos). optou-se por um prato de peixe e pela utilização de leguminosas sem acrescentar demasiados hidratos de carbono, uma vez que previligiou-se o serviço de uma sobremesa açucarada com um "toque" de fruta.
Aspetos sociais, ambientais e financeiros:
No seu conjunto, trata-se de uma refeição económica e com elevada variedade de nutrientes e alimentos mediterrânicos da época primavera/verão (fresco do bolo de tangerina e o salteado de legumes com grão).
Valores nutricionais:
Pelos cálculos aproximados, a sopa terá cerca de 150Kcal, uma vez que apresenta apenas a gordura saudável do azeite e dos amendoins. Optou-se por não acrescentar mais hidratos de carbono como por exemplo a batata. Assim a sopa contém essencialmente fibra, vitaminas e um pouco de sal.
O prato principal contém cerca de 250 Kcal. Contém Hidratos de carbono (grão e da farinha de milho), proteinas (peixe), lípidos (azeite) e fibra e vitaminas dos brócolos.
A sobremesa contém cerca de 150 Kcal, se a fatia de bolo for pouco generosa. Contém na sua maioria hidratos de carbono (farinha e açúcar refinado e da fruta) mas também contém proteínas e vitaminas dos ovos e da fruta.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Ementa adaptada para intolerantes glúten, leite ou lactose (PDF):

Registo Fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra:
Cálculo por pessoa:
Sopa: 50 cêntimos
Prato principal: 1 euro
Sobremesa: 50 cêntimos
Nota: A farinha de milho não contém glúten, nesse sentido pode optar-se por esta para celíacos.