Trabalhos 2022/2023

Centro de Educação e Desenvolvimento D.Maria Pia (Lisboa)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: 2º escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Idade dos alunos envolvidos:
16/17

Memória descritiva:
A presente ementa destina-se a um concurso para comida saudável com preocupação na sustentabilidade do planeta, tendo em consideração a região do país em que nos encontramos e destinado a toda a comunidade escolar.
Adotar uma alimentação saudável nas Escolas não é sinónimo de pratos sem sabor ou de refeições menos conseguidas. É sim, o desafio de realçar o melhor sabor que os produtos nos oferecem, com a menor manipulação possível. Foi o que pretendemos fazer…
A Eco-ementa que propomos foi elaborada a pensar em vários pressupostos :
 Alimentação saudável;
 Alimentação mediterrânica ( utilizando alimentos frescos e naturais como azeite, fruta, legumes, tentando evitar produtos industrializados);
 Utilização de Produtos da horta pedagógica do CED D. Maria Pia (Tentamos criar uma ementa com custos reduzidos, saudável e que a nível visual fosse apelativa. Escolhemos produtos frescos e maioritariamente locais.)
 Participação do maior número possível de elementos da Comunidade Escolar/local ( alunos do 1º e 2º ciclo , na Horta Pedagógica, Alunos do CEF de Cozinheiro, Elementos/docentes da Projeto Eco-Escolas, Formadores de Cozinha, Docente de Cidadania e Mundo Atual, moradores com hortas comunitárias )
Na escolha da nossa ementa tentamos incluir produtos hortícolas de primavera/verão, de preferência produzidos na Horta Pedagógica existente no CED; incentivar à utilização dos produtos naturais e saudáveis; aumentar o consumo de legumes e fruta; adequar as técnicas e procedimentos culinários ao lema “desperdício 0” (aproveitamento total de produtos
hortícolas) e ao consumo sustentável de água e energia; ser económica e reprodutível na cantina da escola e apresentar um valor energético adequado .
Registo das principais etapas:
Numa primeira etapa, os alunos pesquisaram em diferentes meios (internet, livros, revistas da especialidade, ementas de cantinas escolares), produtos e pratos que refletissem as caraterísticas requeridas para a elaboração de uma ementa sazonal primavera/verão, saudável, sustentável e replicável no contexto de uma cantina escolar.
Numa segunda etapa, e em grupo de turma, foi feito um brainstorming para chegarmos a uma refeição completa e saudável para apresentar no desafio Eco Cozinheiro.
Numa terceira etapa, a turma apresentou a sua proposta com base nas caraterísticas definidas e foi feita uma votação para os pratos que mais se identificavam com esta realidade, tendo sido escolhida a ementa final a apresentar.
Assim , a escolha dos legumes recaiu nos produtos da horta pedagógica, sendo estes frescos e provenientes de uma agricultura sustentável. Optou-se por reforçar o uso de ervas aromáticas.
A sopa, por ser para uma escola, irá ajudar a fomentar nos jovens o hábito pela ingestão de legumes, considerando-se como um bom início de refeição, por ser servida quente, por ser leve, rica em água e nutrientes, valorizando, igualmente, a Dieta Mediterrânica e o modo como a Escola pode potenciar a melhoria da qualidade dos alimentos utilizados e a (re)introdução de novos produtos hortícolas .
Os brócolos e o agrião são muito ricos em fibra e perfeitos para usar na base de creme de legumes. A escolha dos toppings poderá ter novos sabores todas as semanas , de acordo com a altura do ano( produtos sazonais) , não havendo desperdício alimentar.
O peixe (salmão) base de uma alimentação sustentável em que a segurança alimentar, meio ambiente e bem-estar animal, geridos de forma responsável deverão contribuir para a redução da pegada carbónica, também poderá ser utilizada dando nova versão aos pratos mais clássicos.
Para sobremesa, foi escolhida uma sobremesa saudável. A combinação de frutos vermelhos com iogurte de soja e as madalenas clássicas sem glúten/lactose resultam num delicioso trifle de frutos vermelhos .
Aspetos de Sustentabilidade ambiental considerados: Todos os restos de legumes, verduras e fruta não utilizados na confeção da refeição serão deitados no posto de compostagem que se encontra na Horta da escola, para posteriormente produzir estrume ecológico para a mesma. A utilização de produtos de origem mediterrânica, fáceis de encontrar na nossa região, faz também diminuir os custos e as emissões de carbono associadas ao transporte dos alimentos entre grandes distâncias. Foram separadas as embalagens, papel/cartão e vidro.
Os preços foram calculados através do custo atual dos produtos, tendo como referência o site de uma grande superfície. A ementa produzida é nutricionalmente saudável e equilibrada.

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Ementa adaptada para intolerantes glúten, leite ou lactose (PDF):

Registo Fotográfico de cada um dos pratos:

Informação extra:
Informação em anexo tem toda a informação necessária.

Informação extra (anexos):