Trabalhos 2022/2023

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Para a realização deste inquérito recorreu-se a tua tabela ilustrada com diversos alimentos, para melhor compreensão por parte dos alunos.
A amostra deste inquérito teve um número efetivo de 10 participantes, correspondendo à totalidade dos alunos (100%) que constituem a turma que desenvolveu este desafio.
Este inquérito foi realizado durante a semana de 6 a 10 de fevereiro, pelos alunos com a colaboração das respetivas famílias em casa.
O tratamento dos dados foi realizado no espaço de aula, com a colaboração dos alunos, que realizaram a contagem das respostas e as organizaram numa tabela de frequência, que consta do painel afixado no refeitório da escola.
Deste tratamento, foi possível averiguar que os alimentos que os alunos mais consomem ao lanche são:
- Iogurtes - com 9 respostas, correspondendo a 14%;
- Fruta fresca - com 6 respostas, correspondendo a 9%;
- Bolos Caseiros - com 6 respostas, correspondendo a 9%;
- Bolachas - com 5 respostas, correspondendo a 8%;
- Pão - com 4 respostas, correspondendo a 6%;
- Papas - com 4 respostas, correspondendo a 6%;
- Bolos de Pastelaria (pastel de nata) - com 4 respostas, correspondendo a 6%;

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Os alimentos que tiveram uma maior incidência nos resultados do inquérito realizado, foram os selecionados para investigação sobre os aditivos alimentares que contêm. Sendo eles: o pão; a fruta fresca; iogurtes; bolachas; papas; bolos de pastelaria (pastel de nata) e; bolos caseiros.
A pesquisa teve início com a procura de informação sobre os ingredientes e alergénios de cada um dos alimentos selecionados, bem como sobre a descodificação dos rótulos. Para tal recorreu-se à página “https://nutripedia.pt”. Assim, relativamente aos ingredientes e alergénios verificou-se o seguinte:
- Iogurtes - Leite pasteurizado, leite pasteurizado magro, leitelho, açúcar, leite em pó magro, polpa de morango e polpa de morango à base de concentrado: 4,4%, estabilizador: pectina, fermentos lácteos, aromas, corante: carminas e conservante da fruta: E 202. Ingredientes considerados alergénios – Leite;
- Fruta fresca – Não tem aditivos alimentares químicos;
- Bolos Caseiros - Farinha de trigo, açúcar, óleo de girassol, ovo fresco pasteurizado, humidificantes (E 422 e E 420ii), levedante (E 450i, E 500i, E 500ii e antiaglomerante (E 516), mel, raspa de limão, leite em pó, sal, conservante (E 202), regulador de acidez (E 330) e canela. Pode conter frutos de casca rija, soja, amendoins e sésamo.
- Bolachas - Farinha de TRIGO 74, 3%, açúcar, gordura de palma, xarope de glucose-frutose, proteínas de LEITE, levedantes (bicarbonatos de amónio e sódio), sal, emulsionantes (lecitina de SOJA, lecitina de girassol), agente de tratamento da farinha (METAB ISSULFITO de sódio), aroma (vanilina). Contém Cereais que contêm glúten, Leite, Soja, Trigo;
- Pão - Farinha de trigo, água, Mistura de Sementes (Flocos de Aveia, Sementes de Linhaça, Sementes de Girassol, Flocos de Centeio, Sementes de Sésamo), Farinha de Malte, Farinha de Aveia (17%), Glúten, Farinha de Arroz, levedura, Sal, isco desidratado, Antiaglomerante ( E170), Emulsionante ( E472e), Agente Tratamento da Farinha ( E300), conservantes (E282 e E200) e Enzimas. Alergénios: Contém Cereais que contêm glúten. Pode conter vestígios de Ovos, Sementes de sésamo, Mostarda, Tremoço, Soja, Leite, Peixe;
- Papas - Farinha de TRIGO e TRIGO hidrolisado (76,1%), sacarose, mel (6%), inulina, regulador de acidez (carbonato de cálcio), ferro reduzido, aromatizante (vanilina), vitaminas (C, tiamina, riboflavina, niacina, B6, ácido fólico, B12, ácido pantoténico);
- Bolos de Pastelaria (Pastel de Nata) - Farinha de TRIGO, açúcar, água, LEITE, margarina vegetal (óleos e gorduras vegetais (palma, coco, colza), água, emulsionantes (lecitina de girassol, E471, E475), sal, reguladores de acidez (E270, E330), antioxidantes (E304, E306 (SOJA), E307), gema de OVO, clara de OVO, LEITE em pó, amido de milho, sal, espessante (E415). Alergénios: Contém Cereais que contêm glúten, Ovos, Leite, Soja. Pode conter vestígios de Frutos de casca rija, Sementes de sésamo.
Com base nesta informação os alunos identificaram os “E’s” presentes nos alimentos selecionados.
Consultando as seguintes páginas: https://lifestyle.cosmetius.com; https://www.asae.gov.pt; https://www.tuasaude.com, realizou-se uma pesquisa sobre alguns “E’s” presentes nos alimentos selecionados, recolhendo-se a seguinte informação:
- E102 Tartrazina - Corante Amarelo (Onde se encontra - Licores, fermentados, cereais, iogurte, gomas, caramelos; Efeitos - Hiperatividade, asma, eczemas, urticária, insónia);
- E120 Ácido Carmínico (Onde se encontra - Sidra, bebidas energéticas, gelatina, gelados; Efeitos - Hiperatividade, asma, eczema e insónia);
- E124 Corante Vermelho (Onde se encontra - Refrescos, gelatina, gomas, geleias, compotas, bolachas; Efeitos - Hiperatividade, asma, eczema e insónia, pode causar cancro);
- E133 Corante Azul Brilhante (Onde se encontra - Laticínios, rebuçados, cereais, queijos, recheios, gelatina, refrescos; Efeitos - Pode acumular-se nos rins e vasos linfáticos, provocar hiperatividade, asma, eczemas, urticária, insónia, cancro. É um corante absorvido pelo intestino e pode fazer com que as fezes fiquem verdes);
- E621 Glutamato Monossódico (Onde se encontra - Laticínios, rebuçados, cereais, queijos, recheios, gelatina, refrescos; Efeitos - Em doses baixas leva a uma maior atividade das células do cérebro e pode destruir os neurónios com rapidez, prejudicando o correto funcionamento do cérebro. Está contraindicado em pacientes com transtorno bipolar, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, epilepsia e esquizofrenia);
- E951 Aspartame (Onde se encontra - Adoçantes, refrigerantes diet, rebuçados, chicletes; Efeitos - A longo prazo pode ser cancerígeno. Não deve ser ultrapassada a quantidade de 40 mg/kg por dia);
- E950 Acessulfame de Potássio (Onde se encontra - Adoçantes, gomas, sumos de fruta industrializados, bolachas, sobremesas lácteas industrializadas; Efeitos - Consumido a longo prazo pode ser cancerígeno).

Memória descritiva:
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola que se preocupa com a temática da alimentação saudável, uma vez que desenvolve ao longo de todo o ano letivo, entre outros, o Projeto “Alimentação Saudável”, que integra o Programa Eco-Escolas e que visa promover a alimentação saudável e equilibrada para garantir uma boa qualidade de vida não só aos alunos, como a toda a comunidade educativa.
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos 10 alunos da turma A (Sala 2) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Este trabalho teve como objetivo geral responder ao desafio: “Painel dos Alimentos - Quantos aditivos alimentares (E´s) tem o teu lanche?”. Esta iniciativa permitiu aos alunos envolvidos na realização da mesma, tomar consciência da quantidade de aditivos contidos em alguns produtos processados e consumidos habitualmente ao lanche das crianças e jovens.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a hora em que estes comem o seu lanche na escola e que é preparado em casa pelas suas famílias.
Posteriormente, em sala de aula, os alunos consultaram a página web do Projeto “Eco-Escolas/ABAE”, com a apresentação do desafio para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação e das tecnologias da comunicação e informação.
Uma vez que os alunos têm poucas competências ao nível da leitura e da escrita, por opção estratégica, o inquérito foi elaborado com base em imagens de alimentos que por norma os alunos comem ao lanche na escola.
Este inquérito foi realizado durante a semana de 6 a 10 de fevereiro, pelos alunos com a colaboração das respetivas famílias, em casa. De salientar, como ponto importante, neste processo a participação das famílias no preenchimento do inquérito juntamente com os alunos em casa (todos os alunos/famílias devolveram os inquéritos preenchidos).
Seguidamente, realizou-se o tratamento dos dados, no espaço de sala de aula, com a colaboração dos alunos. Estes realizaram a contagem das respostas dos inquéritos, registando-as com a impressão a tinta do seu dedo numa tabela de frequência. Depois esse registo foi convertido em valores numéricos e percentuais, o que permitiu verificar quais os alimentos que os alunos mais consomem ao lanche.
Com o auxílio de uma colega de uma outra sala, foi realizada uma pesquisa na web sobre os ingredientes e alergénios de cada um dos alimentos selecionados, bem como sobre a descodificação dos rótulos. Com base nesta informação foi possível averiguar alguns dos “E’s” presentes nos alimentos selecionados.
Para simplificar esta informação e torná-la acessível aos alunos, foi criado um sistema de classificação dos aditivos alimentares, sendo atribuído a cada uma das categorias um emoji (emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes, corantes e potenciadores de sabor).
Com este sistema foi possível associar os diferentes aditivos aos alimentos selecionados de acordo com a pesquisa realizada sobre os seus ingredientes.
Para finalizar este desafio foi criado um painel, que foi organizado em três grandes grupos: questionário preenchido pelos alunos com as famílias, com registo fotográfico desta etapa do processo; tratamento de dados com a tabela de frequência e os alimentos mais consumidos identificados; composição dos alimentos, onde cada um dos alimentos selecionados foi analisado tendo por base os seus ingredientes e os “E’s” que têm na sua constituição. Foi ainda introduzida neste painel uma tabela com os efeitos de alguns “E’s” que estão presentes nos alimentos alvo de estudo.
Este desafio ao longo da sua elaboração também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).
Para concluir o desafio, o painel com o trabalho final foi primeiramente exposto no corredor da sala, onde foi observado e analisado pelos alunos da mesma. Posteriormente, foi exposto no Placar Eco-Escolas, para poder também ser observado/analisado por toda a comunidade escolar.

Registo fotográfico: