Trabalhos 2022/2023
Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
De acordo com os resultados obtidos os alimentos mais consumidos pelos alunos são:
- Iogurtes líquidos;
- Ice tea;
- Bolachas com recheio de chocolate;
- Bolachas de água e sal;
- Cereais crocantes Muesli;
- Bolachas com pepitas de chocolate.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Os alunos procederam à recolha e armazenamento das embalagens dos lanches que traziam de casa. Posteriormente, foram pesquisar na internet os diferentes aditivos alimentares (e as diferentes designações) que se encontravam nos rótulos dos produtos consumidos, copiaram as informações encontradas, resumiram-mas e elaboraram uma tabela com o auxílio dos docentes e assistentes operacionais responsáveis pela atividade.
Memória descritiva:
O painel “Quantos aditivos alimentares (E´s) tem o teu lanche” foi realizado pelos oito alunos que frequentam a Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio Especializado (CAA) – 2.º e 3.º ciclo da Escola Básica Vasco Santana. Os alunos têm idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e são, na sua maioria, interessados em desafios com características mais práticas/dinâmicas.
Como já foi referido anteriormente, os alunos guardaram as embalagens vazias dos lanches (manhã e tarde) que consumiram na UAE/CAA ao longo de um mês e meio (após a interrupção letiva da Páscoa), selecionaram os pacotes que se encontravam em maior número e começaram a analisar os rótulos, pesquisando os seus constituintes na internet. Posteriormente, copiaram para um documento word as informações mais relevantes, resumiram-nas e elaboraram uma tabela, necessitando do auxílio e supervisão das docentes (disciplinas de Português, Matemática e TIC Funcional, Atelier das Artes e Saúde para a Vida) e assistentes operacionais responsáveis pela atividade.
Selecionaram-se as embalagens que estavam mais apresentáveis e separaram-se os alunos de acordo com o seu perfil e as suas preferências, com o intuito de se apresentar um trabalho colaborativo, onde os alunos com necessidades específicas tivessem um papel ativo.
De seguida cortaram o papel Kraft (que já tinha sido utilizado anteriormente noutra atividade do Eco-Escolas) com uma tesoura de acordo com as medidas que consideraram ideais (tendo em consideração a parede do bar onde seria afixado o painel) – 95cm*115cm. Colaram as embalagens com cola UHU e reforçaram com fita-cola, tendo as docentes imprimido o resultado final das pesquisas (tabelas) e o subtítulo do desafio, de forma a facilitar a leitura das informações recolhidas.
Mais tarde, os alunos colaram as informações impressas por baixo das embalagens vazias e um dos grupos desenhou e pintou o título do painel, recorrendo a canetas de feltro e a lápis de cor.
Por fim, o painel dos alimentos | aditivos, foi exposto no bar da escola, que é frequentado por toda a comunidade escolar, com o objetivo de se sensibilizar crianças, jovens e adultos para a importância de se analisar e perceber o tipo de alimentos que ingerimos, bem como refletir sobre a quantidade de aditivos alimentares (E´s) que compõe os diferentes alimentos que são consumidos nos diferentes lanches do dia-a-dia.
O painel continuará afixado até ao final das atividades letivas – 14 de junho, de forma a potenciar uma maior reflexão sobre a constituição dos produtos processados que consumimos diariamente.
Registo fotográfico: