Trabalhos 2022/2023

Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, pois segue-se a um longo período de jejum e inicia-se um dia de aulas que exige esforço e concentração. Há um número significativo de alunos que vem para a escola sem tomar pequeno almoço (40%). Alegam ficar indispostos caso ingiram alimentos ao levantar. O número de alunos que trás lanche para a escola é muito equivalente aos que habitualmente não o fazem. No entanto, vindo de casa ou não, as escolhas recaem em alimentos embalados, processados, pouco saudáveis e pouco sustentáveis. Apesar das escolhas dos lanches incluírem alimentos embalados (bolachas, queques, pão de forma, sumos…) os alunos assumem não dar grande atenção aos rótulos, sendo a data de validade do produto a informação que mais valorizam. Ninguém assinalou os aditivos como algo a salientar.
Neste estudo, foi também realçada a quantidade de açúcar contida em cada porção de alimento consumida.
Os produtos selecionados incluem barras de cereais, bolachas, snacks, cereais de pequeno almoço, com e sem chocolate, gomas, iogurtes líquidos e sólidos, sumos de fruta, fruta passada, refrigerantes variados.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Este projeto foi desenvolvido de forma empenhada pelo aluno Gabriel Sousa Rocha Couto do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da turma F do 10º ano. No entanto, contou com a colaboração dos colegas da turma para a recolha de produtos/embalagens e com a participação da comunidade educativa (alunos dos vários níveis de ensino) para responder ao questionário.
A informação colocada no painel resulta do levantamento fiel e rigoroso dos aditivos referidos em cada rótulo dos produtos selecionados e que retrata os lanches dos jovens em idade escolar.
A metodologia adotada implicou a realização das seguintes tarefas:
 Pesquisa sobre “O que são aditivos alimentares?”
 Recolha de embalagens de alimentos que os jovens incluem nos seus lanches.
 Análise dos rótulos dos produtos recolhidos para averiguar quantos E´s têm os lanches dos jovens.
 Levantamento dos aditivos mencionados em cada rótulo.
 Levantamento da quantidade de açúcar contida em cada porção de alimento consumida (convertida em saquetas de açúcar de 4g).
 Elaboração de um questionário
 Aplicação do questionário a uma turma de cada nível de ensino, num total de 6 turmas, perfazendo cerca de 100 questionários.
 Tratamento da informação.
 Construção de um painel informativo.
 Divulgação do painel à comunidade afixando-o no Polivalente, junto ao Bufete e Cantina da Escola.

Memória descritiva:
Dimensões: superiores a 1m2 (1,25m X 1m)
Materiais: cartolinas, embalagens dos produtos selecionados, tabela A3 com a informação relativa aos aditivos alimentares recolhida nos rótulos dos produtos selecionados
Local de divulgação: Polivalente, junto ao Bufete e Cantina da escola.

Registo fotográfico: