Trabalhos 2022/2023
Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira (Vila Nova de Gaia)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, pois segue-se a um longo período de jejum e inicia-se um dia de aulas que exige esforço e concentração. Há um número significativo de alunos que vem para a escola sem tomar pequeno almoço (40%). Alegam ficar indispostos caso ingiram alimentos ao levantar. O número de alunos que trás lanche para a escola é muito equivalente aos que habitualmente não o fazem. No entanto, vindo de casa ou não, as escolhas recaem em alimentos embalados, processados, pouco saudáveis e pouco sustentáveis. Apesar das escolhas dos lanches incluírem alimentos embalados (bolachas, queques, pão de forma, sumos…) os alunos assumem não dar grande atenção aos rótulos, sendo a data de validade do produto a informação que mais valorizam. Ninguém assinalou os aditivos como algo a salientar.
Neste estudo, foi também realçada a quantidade de açúcar contida em cada porção de alimento consumida.
Os produtos selecionados incluem barras de cereais, bolachas, snacks, cereais de pequeno almoço, com e sem chocolate, gomas, iogurtes líquidos e sólidos, sumos de fruta, fruta passada, refrigerantes variados.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Este projeto foi desenvolvido de forma empenhada pelo aluno Gabriel Sousa Rocha Couto do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, da turma F do 10º ano. No entanto, contou com a colaboração dos colegas da turma para a recolha de produtos/embalagens e com a participação da comunidade educativa (alunos dos vários níveis de ensino) para responder ao questionário.
A informação colocada no painel resulta do levantamento fiel e rigoroso dos aditivos referidos em cada rótulo dos produtos selecionados e que retrata os lanches dos jovens em idade escolar.
A metodologia adotada implicou a realização das seguintes tarefas:
Pesquisa sobre “O que são aditivos alimentares?”
Recolha de embalagens de alimentos que os jovens incluem nos seus lanches.
Análise dos rótulos dos produtos recolhidos para averiguar quantos E´s têm os lanches dos jovens.
Levantamento dos aditivos mencionados em cada rótulo.
Levantamento da quantidade de açúcar contida em cada porção de alimento consumida (convertida em saquetas de açúcar de 4g).
Elaboração de um questionário
Aplicação do questionário a uma turma de cada nível de ensino, num total de 6 turmas, perfazendo cerca de 100 questionários.
Tratamento da informação.
Construção de um painel informativo.
Divulgação do painel à comunidade afixando-o no Polivalente, junto ao Bufete e Cantina da Escola.
Memória descritiva:
Dimensões: superiores a 1m2 (1,25m X 1m)
Materiais: cartolinas, embalagens dos produtos selecionados, tabela A3 com a informação relativa aos aditivos alimentares recolhida nos rótulos dos produtos selecionados
Local de divulgação: Polivalente, junto ao Bufete e Cantina da escola.
Registo fotográfico: