Trabalhos 2022/2023

Escola Secundaria C/ 3º Ciclo EB de Pedro Nunes (Lisboa)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Em sala de aula e após a apresentação do desafio, foi realizado um brainstorming, onde os alunos propuseram alimentos processados que consumiam durante as várias refeições. Posteriormente, foi construído um inquérito, no google forms, e os discentes responderam ao mesmo, através dos seus telemóveis. Desta forma, foi possível apurar os alimentos mais votados.
Com esta informação, foram constituídos grupos de trabalho onde cada um ficou responsável por analisar o rótulo de um alimento processado. Por fim, colocaram a informação de forma a poder ser distribuída em cartolinas.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Foram criadas seis categorias de aditivos alimentares: emulsionantes, estabilizadores, espessantes, gelificantes, corantes e potenciadores de sabor. Cada grupo de trabalho realizou uma pesquisa sobre um dos aditivos atribuídos e um resumo para adicionar a cartolinas. A pesquisa foi orientada pela professora Alexandra Martins e cedidos sites de interesse como: www.dgav.pt; www.asae.gov.pt; www.quali.pt; www.deco.proteste.pt.

Memória descritiva:
Na disciplina de Ciências Naturais são lecionados conteúdos relacionados com a alimentação saudável. Desta forma, a turma do 9.º C foi desafiada pela professora, a realizar um painel sobre aditivos alimentares, do programa Eco-escolas. Houve oportunidade de esclarecer dúvidas, discutir benefícios e desvantagens na saúde humana e refletir sobre a qualidade dos alimentos ingeridos.
O painel é constituído por 4 cartolinas A4, 3 com informação dos alimentos/aditivos alimentares e 1 com os gráficos que resultaram do inquérito realizado aos alunos. Toda a turma participou.

Registo fotográfico: