Trabalhos 2022/2023

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
https://docs.google.com/forms/d/1Oa4pnBFW1xR7So-THwjSDR-5_V4hiP3ET2C0h5fT0b4/viewanalytics

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
A recolha de informação foi feita através da visualização de vídeos no Youtube recorrendo à internet, de enciclopédias virtuais sobre os Aditivos, manuais da biblioteca. Realizou-se uma ficha técnica com os aditivos, onde se encontram, qual a sua finalidade, como os podemos reconhecer nas embalagens, algumas das consequências que podem trazer se os consumirmos diariamente. Em Domínios de Articulação Curricular com as disciplinas de Estudo do Meio, Matemática e Português, analisámos os resultados obtidos com o inquérito enviado a toda a comunidade escolar. No final realizou-se a escrita criativa em grupo, no quadro interativo, enquanto os alunos iam escrevendo no respetivo computador.
Apresentação e avaliação do trabalho: Apresentação no Conselho Eco escolas das diversas fases estratégicas da iniciativa, com discussão posterior e análise dos resultados do inquérito realizado. Construção de um painel sobre a temática, para colocação na zona de refeições escolares, a partir da análise das respostas da Comunidade.

Memória descritiva:
Após apresentação da proposta, de iniciativa concursiva, procedeu-se a votação de todos os elementos da turma, de forma a determinar a participação do grande grupo. A votação determinou, por unanimidade, a adesão ao trabalho. Após leitura e explanação das diretrizes gerais, passou-se a uma apresentação de variados alimentos, alimentos que faziam parte das suas lancheiras e por pesquisa de imagens, com recurso a internet. Realizou-se um estudo, em forma de apresentação e debate, do conceito de Aditivos, alimentos processados e alimentos naturais, bem como das diversas formas de seleção dos alimentos que consumimos, mais especificamente, os das suas lancheiras. Procedeu-se, em seguida, a uma primeira abordagem de ideias, com um trabalho em grupo de idealização de como recolher informação sobre o que os alunos trazem nas lancheiras e qual a preocupação que têm ao prepará-las e explorando os aditivos que têm os alimentos que consomem diariamente. Após a realização deste trabalho, cada um apresentou em grande grupo a proposta, com troca de ideias e “brainstorming”, de forma a congregar as várias ideias surgidas numa proposta.

Registo fotográfico: