Trabalhos 2022/2023
Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (Vila Verde)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Na disciplina de ciências naturais do 9ºano, os alunos das turmas A, B e C desenvolveram o tema “Organismo humano em equilíbrio”, subtema “Alimentos, nutrientes e alimentação saudável”. Consciencializar os alunos e promover a sua capacitação foi crucial. A adoção de um estilo de vida saudável começa logo no ato de ir às compras, quando escolhem os alimentos que levam para as suas casas.
Na abordagem ao tema pretendeu-se conhecer as substâncias naturais ou artificiais adicionadas aos alimentos – aditivos, na sua maioria sem valor nutricional significativo, que são adicionadas, intencionalmente, aos alimentos em diversas etapas do processamento, desde a sua produção, à transformação, ao acondicionamento, ao transporte e ao armazenamento. Têm o intuito de aumentar o prazo de validade dos alimentos, fornecer-lhes cor, sabor e/ou consistência. Nos rótulos alimentares, podem ser referenciados pelo nome da substância ou pelo código “E”. As condições de utilização dos aditivos alimentares encontram-se regulamentadas, designadamente a nível das doses permitidas e dos alimentos em que podem ser utilizados. Assim, se forem utilizados nas condições estabelecidas e consumidos nas quantidades recomendadas, os aditivos alimentares não apresentam problemas para a saúde.
Também na abordagem ao tema, em Cidadania e Desenvolvimento, procurou-se conhecer entidades, autoridades, que trabalham com intuito de assegurar a defesa da saúde dos consumidores.
Assim, e em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, com o tema “Alimentação e Saúde” e Educação Visual no conteúdo “Cartaz” e, com o Projeto de Educação para a Saúde, as turmas do 9ºano, antes de iniciarem a realização do trabalho prático, realizaram um questionário oral em turma, sobre os alimentos que mais consumiam habitualmente ao lanche. Através deste, concluíram que os seis alimentos mais consumidos entre os alunos ao lanche eram:
TOP 6: Lanche escolar; pão Bimbo; batatas fritas; refrigerante (Coca Cola); gomas e Nutella.
Após este questionário, estudaram estes alimentos, em trabalho de grupo, em cada turma, analisando todos os aditivos que estes continham.
Posteriormente, cada grupo fez a apresentação à turma do trabalho realizado (aulas de ciências).
Para a seleção do trabalho a submeter a concurso - que correspondia aos objetivos do desafio e primava pela criatividade e estética- , o professor de Educação Visual colaborou na seleção, em conjunto com o professor de ciências naturais e os alunos.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Para a pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares os alunos recorreram à webgrafia:
• https://pt.openfoodfacts.org/
• https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditi vos.aspx
• https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/aditivos-alimentares-que-sao
Memória descritiva:
O painel tem dimensões superiores a 1m2, e foi apresentado em forma de painel-objeto denominado "Máquina dos Aditivos", onde simula uma máquina de produtos automática, em que pretende consciencializar o consumidor dos efeitos nocivos para a saúde, dos E´s contidos, ao selecionar o produto.
Os materiais usados foram caixas em cartão e embalagens (reutilização), imagens dos produtos, impressão de informação, película aderente, guache para a pintura; tesoura e cola.
Os trabalhos das turmas foram expostos na sala do aluno para consciencializar a comunidade escolar e promover a sua capacitação na escolha dos alimentos para um estilo de vida saudável.
Registo fotográfico: