Trabalhos 2022/2023
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (Beja)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Inicialmente, os alunos realizaram um questionário pelos colegas, que alargaram a outros anos do mesmo curso de licenciatura, tendo sido recolhidas 29 respostas no total. Da análise dos questionários foram selecionados 6 produtos alimentares:
• barritas de cereais banana e chocolate (marca continente)
• bolachas de canela (marca continente)
• cereais (marca chocodays da Mercadona)
• refrigerante com gás (marca Coca-Cola)
• gelatina (marca Royal)
• pão de forma (marca Bimbo).
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Os aditivos alimentares são substâncias que podem ter ou não valor nutritivo e que não são normalmente géneros alimentícios nem ingredientes característicos de géneros alimentícios, mas que são adicionadas aos alimentos, em pequenas quantidades, com a finalidade de conservar ou melhorar as suas características. A União Europeia (UE) estabeleceu um código identificador para cada aditivo alimentar, quer seja ou não aprovado para uso na UE. Esse código é vulgarmente chamado de “número E”, dado que se inicia sempre pela letra “E” (de “Europa”) e é sucedido de um número único, seguindo a convenção estabelecida pelo Codex Alimentarius.
Quanto à sua origem, os aditivos podem classificar-se em quatro grupos distintos: artificiais, que são produzidos em laboratório a partir de compostos sintéticos; naturais, provenientes de fontes orgânicas como plantas e animais; semelhantes aos naturais, ou seja, produzidos sinteticamente de forma a imitar aditivos naturais; e modificados a partir dos naturais, i.e., aditivos naturais que são posteriormente alterados quimicamente.
Estes aditivos sintéticos devem ser utilizados de forma consciente, uma vez que estão relacionados à potenciais riscos para a saúde, existindo uma forte legislação associada para tentar minimizar este problema.
Exemplos de classes de aditivos alimentares: Corantes (E100-E199), Conservantes (E200-E299), Antioxidantes (E300-E399), Espessantes, gelificantes, emulsionantes e outros estabilizadores do equilíbrio físico (E400 a E499), Intensificadores de sabor, Reguladores de acidez, Edulcorantes e Acidificantes.
Bibliografia consultada:
• ASAE. Aditivos alimentares. Consultado em maio de 2023: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx
• Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto. (2004). Guia: Nutrientes, Aditivos e Alimentos. http://files.qualidadeseguranca.webnode.pt/200000032-3d8e53e887/Guia para uma escolha alimentar saudável.pdf
• DGAV. (2021). Aditivos Alimentares. https://www.dgav.pt/alimentos/conteudo/generos-alimenticios/garantir-a-seguranca-dos-alimentos/aditivos-enzimas-e-aromas/aditivos-alimentares/
• Artur, B., Lopes, F., Artur, B., & Lopes, F. (2019). Plataforma Online de Consulta de Aditivos Alimentares Plataforma Online de Consulta de Aditivos Alimentares. Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
Memória descritiva:
Este trabalho teve como principal objetivo desenvolver um painel para submeter a concurso nos desafios 2022-2023, sobre o tema “Painel dos alimentos – Aditivos. Quantos aditivos alimentares (E´s) tem o teu lanche?”, no âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE.
Após o desafio lançado pela Professora Liliana Fidalgo na unidade curricular de Introdução a Tecnologia Alimentar (1º ano do curso de licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja), o grupo de trabalho ficou constituído pelos alunos Clarisse Pereira, Dinora Carrasco, Sandrina Lopes, Sofia Dias e Tiago Brito. A professora Liliana teve um papel bastante importante na realização de todo o trabalho, desde orientação, esclarecimento e participação ativa em várias tarefas, junto a todos os membros do grupo.
Inicialmente, os alunos realizaram um questionário pelos colegas, que alargaram a outros anos do mesmo curso de licenciatura, tendo sido recolhidas 29 respostas no total. Da análise dos questionários foram selecionados 6 produtos alimentares: barritas de cereais banana e chocolate (marca Continente), bolachas de canela (marca Continente), cereais (marca Chocodays da Mercadona), refrigerante com gás (marca Coca-Cola), gelatina (marca Royal) e pão de forma (marca Bimbo).
Na elaboração do painel tentou-se reciclar ao máximo material disponibilizado pela comunidade académica, dando enfase às temáticas de sustentabilidade e de ecologia. Os materiais utilizados para a realização do painel foram uma palete, uma t-shirt usada, embalagens, cartão, entre outros. A t-shirt foi escolhida como forma de “chamada de atenção” ao tema, mostrando que ao consumirmos certos aditivos estamos a “vestir” o problema. Esta tarefa foi atribuída a Sofia Dias e Tiago Brito.
De seguida, realizaram-se pesquisas aprofundadas sobre aditivos alimentares, dando enfase aos sintéticos, e a sua presença nos produtos alimentares selecionados. Esta tarefa foi atribuída a Clarisse Pereira e Sandrina Lopes. Juntamente com este trabalho também foi desenvolvido um vídeo (https://clipchamp.com/watch/7zA7aPuFXpP), que estará disponibilizado no painel através de um QRCode, para consulta pela comunidade. O vídeo consiste na explicação resumida do que são os E’s, as suas funções, e efeitos negativos no seu consumo. Este vídeo foi elaborado pela Dinora Carrasco.
O grupo sentiu imensas dificuldades na realização do painel, desde na recolha de respostas dos questionários e seleção dos produtos, uma vez que tinham de conter os diferentes tipos de aditivos sintéticos. Já existe imensa informação sobre os aditivos sintéticos, notando-se que existe alguma preocupação pela comunidade numa alimentação mais saudável (em parte devida aos incentivos realizados pelos programas Eco-Escolas e Healthy-Campus do nosso instituto). O grupo também sentiu dificuldades quanto a disponibilidade dos membros na realização de todo trabalho, uma vez que este trabalho foi desenvolvido ao mesmo tempo que outros trabalhos académicos de outras unidades curriculares.
O painel foi afixado junto a cantina da escola e tem as dimensões de 125 cm x 80 cm.
Registo fotográfico: