Trabalhos 2022/2023

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
A inscrição da escola neste desafio lançado pelo Eco-Escolas, enquadra-se nas competências que procuram alicerçar o desenvolvimento de jovens conscientes da importância que as suas opções promovem na sua saúde.
Este desafio foi proposto às turmas de 9º ano, pois o tema enquadra-se nos conteúdos curriculares de CN deste ano de escolaridade.
Foi realizado, em várias turmas do 9º ano, um inquérito sobre os alimentos mais consumidos ao lanche. Tendo em conta o tratamento estatístico dos inquéritos, foram selecionados os alimentos mais consumidos: pão, fiambre, queijo, bolachas, barrinhas de cereais, bolos processados, coca-cola, sumo de pacote e iogurte.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Após a realização do inquérito e da seleção dos alimentos foi lançada uma proposta de trabalho investigativo a todos os envolvidos. Os alunos dividiram-se em grupos e cada grupo deveria apresentar a informação específica relativa aos aditivos presentes em 3 dos alimentos habitualmente mais consumidos ao lanche.
Sugeriu-se aos alunos que verificassem com atenção os ingredientes constantes do rótulo dos alimentos, que selecionassem os aditivos aí presentes e fizessem uma pesquisa sobre os mesmos quanto às razões por que são utilizados e às consequências para a saúde dos consumidores.
Os alunos fizeram diversas pesquisas nomeadamente no site:
https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx
A partir destas pesquisas selecionaram a informação que acharam mais pertinente e que deveria constar no painel.

Memória descritiva:
Os rótulos recolhidos foram trazidos para a sala de aula para serem utilizados nos painéis. Os alunos escolheram o título a colocar nos painéis e a forma como os rótulos e as informações sobre os aditivos deveriam estar distribuídos espacialmente nos mesmos.
Os materiais utilizados para a construção dos painéis foram: papel de cenário, cartão proveniente de caixas velhas, cola, rótulos de embalagens e canetas de feltro de várias cores.
Envolveram-se neste projeto cerca de 30 alunos que construíram dois painéis; foi escolhido um deles para ser colocado na plataforma Eco-Escolas.
Os painéis, de dimensões ligeiramente superiores a um metro quadrado, foram construídos nas aulas práticas de CN e foram afixados na cantina da escola.

Registo fotográfico: