Trabalhos 2022/2023
Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Este trabalho, objetivando consciencializar desde uma idade tão precoce sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável, foi desenvolvido com um grupo de crianças de 4 anos, da Educação Pré-Escolar. Numa primeira abordagem, iniciaram-se os diálogos e partilhas das crianças sobre os alimentos que consomem ao lanche fora da Instituição Educativa. Durante essas partilhas, foi percecionado que mencionavam com alguma frequência a ingestão de alimentos açucarados/ processados e/ou manifestavam preferência em consumir. A partir das partilhas das crianças, foi elaborado um questionário, onde se apostou na informação visual, dada a idade do grupo. Numa amostra de 23 crianças, foram selecionados os alimentos que mais consumiam ao lanche e/ou manifestavam preferência em consumir. Posteriormente, as crianças realizaram o tratamento desses dados, através da construção de uma tabela ilustrada. Para o efeito, e desenvolvendo processos de contagem e de organização e tratamentos de dados, analisaram cada questionário, assinalando na tabela de frequência o número de vezes que cada alimento tinha sido selecionado. Deste tratamento, foi possível averiguar que os alimentos que as crianças mais consomem/ demonstram preferência em consumir ao lanche são:
- Bolachas Maria (12 respostas)
- Nutella (11 respostas)
- Bolachas dinossauros de chocolate (10 respostas)
- Cereais Chocapic (10 respostas)
- Pães de chocolate Manhazitos (9 respostas)
- Iogurtes líquidos Patrulha Pata (9 respostas)
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Durante a fase de pesquisa do projeto, dada a idade precoce do grupo, tornou-se necessário adequar os processos de pesquisa, pois a procura e a seleção de informação ainda é algo complexo para esta faixa etária. As famílias foram o apoio crucial nesta fase do projeto. Em sala, e numa primeira abordagem ao tema, iniciamos diálogos sobre os alimentos e a leitura de rótulos alimentares. As crianças dirigiram-se à cantina escolar da Instituição e recolheram um conjunto de alimentos que, posteriormente, foram analisados. Nesta análise, puderam verificar que as embalagens de produtos alimentares têm quase sempre obrigatoriamente um prazo de validade que depende de fatores como a natureza dos alimentos, a forma como são tratados e o modo de conservação. Afinal, compreender e distinguir a referência aos prazos evita não só problemas de saúde, como pode fazer uma grande diferença na poupança e no combate ao desperdício alimentar. Para além deste trabalho, as crianças puderam constatar que os produtos alimentares apresentam rótulos, que contém a sua informação nutricional. Nesta exploração, observaram que os produtos alimentares apresentam não só a lista de ingredientes como as diferentes quantidades. Foi durante esta fase de pesquisa que puderam compreender que os alimentos escondem vários ingredientes que, apenas pela observação, não conseguimos identificar.
Para pesquisa e análise sobre os aditivos alimentares, as famílias foram envolvidas no decorrer do projeto, tendo sido pedido a sua colaboração. Foi partilhado uma webgrafia com as famílias de possíveis sites que poderiam consultar e as crianças, no decorrer do projeto, foram trazendo para a escola as informações que recolheram. Uma vez que o grupo ainda não tem competências adquiridas de leitura e escrita, este apoio das famílias revelou-se crucial para não só aumentar os níveis de participação das crianças no projeto, como potenciar os níveis de compreensão das temáticas abordadas. Para a fase de pesquisa, as famílias consultaram a seguinte webgrafia:
https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/emulsionantes-estabilizadores-espessantes-e-geleficantes.aspx
https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx
https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/aditivos-alimentares-que-sao
https://nutripedia.pt/
Memória descritiva:
O Colégio Oceanus é uma Instituição Educativa que se preocupa, diariamente, com a promoção da aquisição de hábitos alimentares saudáveis e a diminuição de fatores de risco, pela prevenção de doenças ao longo da vida. Acreditamos que a escola desempenha um papel fundamental na formação e construção de valores e hábitos, entre eles o da alimentação, pelo que os períodos de refeição são considerados momentos educativos. As crianças são incentivadas a fazer uma alimentação diversificada, pelo que se procura que estas provem todo o tipo de alimentos, não sendo permitida a entrada de qualquer alimento vindo do exterior, para melhor assegurarmos o direito a uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, apesar de dentro da instituição o consumo de produtos açucarados e/ou processados ser inexistente, as crianças vão naturalmente comentando os produtos alimentares que ingerem fora da Instituição. Nestas partilhas, é percetível que ingerem com regularidade produtos alimentares processados e que demonstram preferência no seu consumo.
Portanto, como medida de promoção e educação para a saúde, objetivou-se desenvolver este projeto com este grupo de crianças de apenas 4 anos, pois acreditamos que conhecer a origem dos alimentos e a forma como são processados já desde uma idade tão precoce, tem impacto direto no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis nas crianças e na sua qualidade de vida futura. Como já mencionado, iniciou-se a abordagem com o grupo através de um diálogo sobre os alimentos que costumavam consumir em casa. Nesta conversa, desenvolveram-se processos de pesquisa de vários produtos alimentares, pela análise dos rótulos alimentares. Após esta fase, cada criança respondeu a um questionário, tendo sido os dados devidamente tratados e analisamos através da construção de uma tabela de frequência. Nesta tabela, puderam apurar quais os alimentos mais consumidos, iniciando-se os processos de pesquisa e análise de cada produto. Para esta fase do projeto, as famílias foram envolvidas na sua concretização, auxiliando as crianças na procura e seleção de informação sobre os aditivos presentes em cada produto alimentar, bem como os efeitos da sua ingestão regular. A estratégia de envolvimento das famílias foi intencional para que, como comunidade escolar, consigamos todos adotar comportamentos e estilos de vida mais saudáveis, despertando a consciência de todos os envolvidos no processo educativo das crianças.
Após a fase de pesquisa, surgiu o momento de comunicação das aprendizagens, pela construção de um painel alusivo à temática. O painel construído possui dimensões superiores a 1m2 e surgiu intitulado “Se nós somos o que comemos, o que escondem os alimentos?”. Assim, com recurso a materiais recicláveis (caixas de cartão; restos de papel; embalagens de cartão) todo o painel foi construído para suscitar a interação de quem o lê, através da abertura das janelas que escondem os aditivos e outros ingredientes que os produtos alimentares selecionados possuem. Para melhor compreensão das crianças, optou-se por colocar um código de cores (vermelho – todos os tipos de açúcares; amarelo – óleos e gorduras adicionadas; laranja – aditivos). Posteriormente, o grupo de crianças construiu outro painel referente a informação sobre os aditivos, bem como os efeitos nocivos de uma ingestão regular de produtos açucarados/processados. O projeto desenvolvido encontra-se afixado no refeitório da instituição, por forma a não só serem comunicadas as aprendizagens desenvolvidas pelo grupo, como para incentivar toda a comunidade escolar a adotar bons e adequados hábitos alimentares.
Registo fotográfico: