Trabalhos 2022/2023
Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
As turmas envolvidas neste trabalho demonstraram interesse pela temática, mas mostraram bastante resistência em trabalhar numa recolha de dados aplicando inquéritos/entrevistas e posterior tratamento desses resultados. Assim consideramos o Poll Everywhere seria uma ferramentas atraente e simples aplicação. Apesar de não nos dar resultados estatísticos precisos, permitiu-nos ter uma noção bastante visual dos produtos mais consumidos e posteriormente concentrarmo-nos no mais importante: averiguar o tipo de aditivos presentes e pesquisar as suas características. como poderemos ver nas apresentações sumos, bolachas, chocolates, iogurtes e até gomas... foram alguns dos alimentos processados que mais se destacam nas escolhas dos alunos, no momento do lanche.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Foram fornecidos vários tipos de materiais, considerando que há diversidade de estilos de aprendizagem no grupo, nomeadamente informação escrita (guiões de informação/fichas informativas), audiovisual (videogramas/videos)
com informação básica sobre o que são aditivos e os diferentes tipos de aditivos a todos os grupos.
Posteriormente, foi realizado o Poll Everywhere onde os participantes respondiam à questão: " Que alimentos processados fazem parte do teu lanche?" e eram indicados alguns exemplos de produtos para os inquiridos perceberem o que se entendia por alimentos processados. Depois de obtidos os resultados, cada grupo escolhia um dos produtos mais "populares" e debruçava-se sobre o respetivo rótulo para encontrar os aditivos. De seguida procurava na internet informações sobre os aditivos identificados no produto. Por vezes foi necessário orientar para algumas plataformas web para encontrar informação correta.
Memória descritiva:
Esta proposta de trabalho foi concretizada nas aulas de BioAgradável e Ciências Naturais, com o objetivo de analisar criticamente estratégias de atuação na promoção da saúde individual, capacitar os alunos para regimes de alimentação saudável e sustentável, como como trabalhar a prevenção de doenças da contemporaneidade, reconhecendo a importância da dieta mediterrânica na promoção da saúde.
Inicialmente, lançou-se o desafio para os alunos partilharem informação sobre o tipo de alimentos/produtos que constituem os seus lanches. Assim, realizamos um Poll Everywhere (ferramentas atraente e de simples aplicação) que nos permitiu ter uma noção bastante visual dos produtos mais consumidos e posteriormente concentrarmo-nos no mais importante: averiguar o tipo de aditivos presentes em cada um deles e pesquisar as suas características.
Os alunos realizaram cartazes com essa informação que organizaram de forma apelativa, e com alguma liberdade de apresentação - consideramos que para estes alunos aderirem e envolverem-se com atividade teriam que se identificar com o trabalho, supervisionando o rigor do tipo de informação selecionada, proporcionamos condições para uma maior autonomia e liberdade de expressão.
Os cartazes foram expostos em dois placares, junto ao bar dos alunos.
Realizamos paralelamente um workshop sobre culinária saudável e sustentável, apresentando formas fáceis de confecção de snacks saudáveis e sustentáveis, com recurso a alimentos frescos.
Registo fotográfico: