Trabalhos 2022/2023

Associação para o Bem Estar Infantil Quinta dos Bacelos (Vila Franca de Xira)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Os alunos das duas turmas do 3º ano desenvolveram o projeto mostrando muito entusiasmo e dedicação durante todas as fases de elaboração do mesmo. Após uma apresentação sobre os alimentos e os aditivos que neles existem, dinamizada pela nutricionista da escola, os alunos preencheram um inquérito acerca dos alimentos que consomem habitualmente ao pequeno-almoço e/ou lanche, a partir dos quais elaboraram, com a ajuda dos professores, os gráficos respetivos. De seguida selecionaram seis desses alimentos, que foram analisados, de forma a verificarem os aditivos presentes nos mesmos, bem como as suas características e influência na saúde de quem os consome.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Após terem selecionado os seis alimentos para elaborar o cartaz, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa sobre os diferentes tipos de aditivos alimentares que observaram neles, funções de cada um deles e respetivas consequências para saúde. No final de toda a investigação, os alunos concluíram que devem preferir alimentos da Roda dos Alimentos, que não sejam processados, uma vez que os processados podem trazer problemas para a saúde, a longo prazo.

Memória descritiva:
As turmas do 3º ano A e B, da Escola Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos, aceitaram o desafio de pesquisar e se informar sobre os aditivos que constituem os alimentos processados que costumam ingerir ao pequeno-almoço e/ou lanche, de forma a perceber se estão a fazer boas escolhas alimentares ou têm de as melhorar.
Numa primeira fase, os 43 alunos das duas turmas assistiram a uma apresentação sobre alimentação saudável e sobre os alimentos processados, dinamizada pela nutricionista da nossa escola. Seguidamente, responderam a um inquérito sobre os alimentos que costumam comer ao pequeno-almoço e/ou lanche, referindo aqueles que são processados, bem como a quantidade de aditivos que os mesmos contêm (com os dados do inquérito construíram dois gráficos de barras). Depois, foi-lhes pedido que trouxessem para a escola as embalagens desses alimentos para poderem ser analisadas, em grande grupo, ao nível dos aditivos que cada uma contém. Após ter sido feita a pesquisa dos ingredientes de cada embalagem, dos seus aditivos, funções a que se destina cada um deles, bem como, benefícios e/ou prejuízo para a saúde, foi construído o Painel dos Alimentos: Aditivos.
O Painel foi construído com dimensões de 1m2, contendo as embalagens dos alimentos mais consumidos pelos alunos, assim como, os aditivos alimentares presentes nos mesmos, seus efeitos prejudiciais na saúde de quem os consome, destacados através de um código de cores (verde/vermelho). Por fim, foram retiradas conclusões sobre a ingestão destes alimentos, que foram acrescentadas ao Painel.
Para além das embalagens vazias dos alimentos escolhidos, também foram utilizados papel de cenário, folhas pautadas, canetas de feltro, esferográficas e cola. O Painel foi afixado no refeitório da escola, para estar acessível a toda a comunidade escolar.
Os alunos mostraram-se muito motivados, entusiasmados e curiosos no desenvolvimento deste projeto, evidenciando, no final, preocupação por alterar os seus hábitos alimentares.

Registo fotográfico: