Trabalhos 2022/2023
ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (Sintra)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
sumo de frutos vermelhos
bolacha maria
leite com chocolate
donuts
pão com pepitas de chocolate
iogurte de aroma
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Corantes ( substâncias que, quando adicionadas a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico);
Emulsionantes (é adicionado para fazer uma mistura homogénea entre líquidos que não se misturariam de outra forma, como a água e o azeite);
Potenciadores de sabor ( substâncias que, se adicionadas aos alimentos, realçam o seu sabor, tornando-os mais saborosos);
Conservantes ( são utilizados para aumentar o tempo de vida útil do alimento, preservando-o contra a ação de microrganismos e reações químicas que podem torná-lo inapropriado ao consumo).
Memória descritiva:
No âmbito do projeto , a APEEMCB comprometeu-se a desenvolver e realizar de forma dinâmica, sustentável e criativa, um painel, com a ajuda das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade.
Começamos por tentar encontrar algum material reciclável para
poder realizar o painel dos alimentos. Depois de várias tentativas
para encontrar algum material que fosse ao encontro do que
pretendia, obtive por doação ao ATL, um cartão resistente e
largo o suficiente para fazer o painel completo.
Após ter o cartão, comecei a fazer o inquérito a algumas crianças
para perceber quais os lanches favoritos deles e os alimentos
mais consumidos nos lanches das crianças, dentro e fora da
escola. Depois de fazer a contagem dos alimentos mais
consumidos nos seus lanches, pedi às crianças para guardarem
as embalagens para podermos utilizar e reciclar para o painel
que estávamos a construir.
Seguidamente, em conjunto e em colaboração com as crianças,
desenhámos as letras do painel e pintámos com tintas Giotto,
que depois de secar contornámos com canetas POSCA.
Concordámos em dar destaque à palavra “Aditivos”, para que
chamasse a atenção de todos e, pintámos de cor vermelha como
sinal de “Perigo, Cuidado e Atenção”.
Posteriormente começámos a colar duas embalagens de cada
alimento do lanche mais consumido, guardadas pelas crianças.
Uma das embalagens colada com a frente visível e outra com o
lado onde estão descritos os ingredientes. Optei por tirar
fotografias aos ingredientes da embalagem original e aumentá-
las, para que todos consigam ler melhor e com mais facilidade, e
colar por baixo das embalagens originais.
o trabalho será afixado no refeitório da nossa escola
Recursos Materiais:
- Cartão grande;
- Sisal;
- Lápis de carvão;
- Tintas Giotto;
- Canetas POSCA;
- Cola liquida UHU;
- Papel colorido;
- Impressão de fotografias dos ingredientes (ampliadas), que
cada alimento contém;
- Embalagens recicláveis dos lanches.
tamanho 1,30m x 95cm
Recursos Humanos:
- Monitora;
- Crianças.
Registo fotográfico: