Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi realizado um inquérito à turma do 1º e 4º ano, sobre os alimentos que mais consumiam ao lanche. Neste questionário, foi pedido a cada criança que colocasse uma cruz, nos que mais consumia.
A escolha, tinha os seguintes alimentos: donuts, bolachas, barrinhas, cereais, pão embalado, croissants, bolos, batatas fritas, hambúrgueres, fruta ludificada, leite, coca-cola, sumos e iogurtes.
Após a resposta ao inquérito, contabilizou-se quais os mais consumidos. Assim, os mais consumidos foram: bolachas, cereais, pão embalado, leite, sumos e iogurtes.
Após esta contabilização, realizou-se uma pesquisa sobre cada alimento, quanto aos aditivos que possuíam.
Toda a informação recolhida foi colocada no Power point.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Recolheu-se informação sobre quais os aditivos que existiam, assim como a função que cada um realizava.
Também se pesquisou sobre os malefícios dos aditivos.

Memória descritiva:
Após a realização do inquérito e apuramento dos seis alimentos mais consumidos pelos alunos da turma nos lanches foi feita a investigação dos aditivos alimentares que existiam nesses alimentos.
Através dessa pesquisa a turma concluiu que há muitos aditivos nos vários alimentos que se consomem diariamente e que o excesso desses produtos é bastante nocivo para a nossa saúde. Foi também uma surpresa que alimentos considerados geralmente saudáveis como por exemplo pão embalado ou cereais também têm aditivos.
Depois foi elaborado um power point onde estão reunidas as informações sobre os principais aditivos utilizados no fabrico dos alimentos, o qual foi explorado nas aulas.
Para a realização deste trabalho mobilizaram-se aprendizagens de português, estudo do meio, matemática, expressões e tecnologias da informação.
Na realização do cartaz foram respeitadas as dimensões pedidas ( maior que 1 m2 ) e foram utilizados materiais reciclados ou restos, sempre que possível.
Material utilizado
Cartão de caixas usadas
Papel branco A4
Restos de: corda, papel crepe, papel de embrulho, papel colorido, esponja ( para imitar o pão)
Papel de rebuçados
Palhinhas
Cápsulas de café
Rolhas de plástico
Paus
Embalagens de : leite, sumo, iogurte, bolachas, cereais
Tintas, cola de bisnaga, pistola de cola quente, cola branca, pincel, canetas de cor, lápis de cor, lápis de grafite, borracha, afia, tesoura e fita cola
O painel foi apresentado à escola e afixado no refeitório para que todos possam beneficiar das suas informações.
Turma: 20 alunos ( 1º e 4º ano)
Docentes: docente titular de turma e docente de apoio ao Eco-Escola.

Registo fotográfico: