Trabalhos 2022/2023
Escola EB/JI de Correeira (Albufeira)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi elaborado e distribuído um inquérito pela turma do 4º A, onde se procurou fazer um levantamento dos alimentos mais consumidos durante o lanche (lanche da manhã e da tarde).
Posteriormente, a partir do resultado dos inquéritos, o coordenador eco-escolas analisou os gráficos e elaborou dois gráficos de barras com as informações: alimentos mais ingeridos e bebidas mais ingeridas, nos lanches na escola.
Os dados recolhidos demonstraram que há vários alunos que mantêm hábitos de alimentação saudáveis mas, ainda assim, um número elevado de alunos utiliza as "bolachas" como lanche. Nas bebidas, a maioria leva para a escola sumos.
Ingredientes selecionados: sumo (iced tea), coca-cola, bolachas.
Aos ingredientes selecionados a partir dos lanches, optou-se por incluir também os produtos de "batatas fritas" (pacote) e "maionese", alimentos também bastante consumidos pelos alunos.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
O coordenador eco-escolas, com base nos dados recolhidos na análise dos lanches, fez uma apresentação multimédia intitulada "SERÁ QUE SABEMOS AQUILO QUE COMEMOS?" onde, em conjunto com os alunos, procurou analisar os vários ingredientes que cada alimento ou bebida continha. Chegou-se à conclusão que todos eles tinham uma grande quantidade de aditivos.
Procurou-se também durante a apresentação perceber que frutas e legumes são alimentos que não têm/ têm menos aditivos e, por isso, devem ser consumidos em maiores quantidades.
No momento seguinte, foi proposto à turma que fosse feito um cartaz sobre este painel dos aditivos, tendo sido sugerida a elaboração de um jornal. Para isso, a turma foi dividida em cinco grupos distintos, onde cada um foi responsável por ler e investigar acerca de um tema.
Grupo 1: Notícia sobre a apresentação que assistiram;
Grupo 2: Notícia sobre importância das frutas e legumes;
Grupo 3: Notícia sobre corantes;
Grupo 4: Notícia sobre intensiFIcadores de sabor;
Grupo 5 Notícia sobre emulsionantes;
Este trabalho de escrita das notícias, permitiu articular este projeto eco-escolas com o trabalho desenvolvido em diferentes disciplinas:
Português: Escrita de texto informativo (notícia);
Estudo do Meio: Alimentação saudável;
TIC: Utilização de Processador de Texto
A análise dos gráficos foi feita pelo coordenador eco-escolas.
Memória descritiva:
Este cartaz mede aproximadamente 82cm/95cm.
Foi impresso em folhas A3, de 80/mg.
Este cartaz foi afixado, num primeiro momento, no átrio de entrada da escola, para que seja mais visível para toda a comunidade escolar.
Paralelamente, foi impressa uma cópia do jornal, em formato A4, e apresentado a cada uma das turmas da escola, para que possa ser afixado de modo a relembrar a importância de uma alimentação saudável.
Registo fotográfico: