Trabalhos 2022/2023
Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Num universo de 40 alunos inquiridos nas duas turmas da escola: T1 – 22 alunos (1.º e 2.º ano) e T2 – 17 alunos (3.º e 4.º ano), selecionamos os dez mais consumidos com o seguinte resultado: Gelatina (40); Coca-Cola (34); Pão-de-leite e batatas fritas, ex aequo (28); Bolo recheio de chocolate (27); Bolachas chocolate branco e bollycao, ex aequo (19); Pão-de-leite com pepitas de chocolate (17); Mini bolachas de chocolate (15); Pão-de-leite com fiambre (14). Outros alimentos surgiram referenciados mas com resultados menos significativos.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Questões colocadas para a realização da pesquisa e investigação:
- O que são aditivos alimentares?
- Tipo de aditivos, designação e sua função.
- Classificação dos diferentes E’s encontrados de acordo com os tipos de aditivos identificados.
- Efeitos sobre a saúde das pessoas que consomem estes produtos.
- Vantagens justificando a necessidade de, sempre que possível, substituir estes produtos alimentares por produtos naturais.
Algumas das fontes utilizadas: https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares
https://www.dgav.pt/alimentos/conteudo/generos-alimenticios/garantir-a-seguranca-dos-alimentos/aditivos-enzimas-e-aromas/aditivos-alimentares/
https://www.lusiadas.pt/blog/prevencao-estilo-vida/nutricao-dieta/aditivos-alimentares-que-sao
Memória descritiva:
Dimensão do Painel: 1,50m x 1,60m
Materiais utilizados: Embalagens dos alimentos mais consumidos pelos alunos; Papel de cenário; marcadores; lápis de cor; fotocópias em papel A4; fita-cola; cola; etiquetas
Local onde está afixado: Refeitório da Escola
Selecionados os alimentos mais consumidos pelos alunos nos seus lanches, passaram à fase prática do trabalho. Foi criada a base do painel em papel de cenário. Decidirem utilizar as próprias embalagens dos alimentos, dispondo-os na base do painel de acordo com as opiniões uns dos outros, o que obrigou a negociar e a chegar ao acordo sempre que surgiram divergências. Seguidamente selecionaram a informação que consideraram necessária, chegando à conclusão de que alguma era dispensável pois tudo o que tinham pesquisado e registado não cabia no cartaz. A ideia das lancheiras com os E’s foi uma sugestão que obteve a aprovação de todos. Já a utilização de setas com cores diferentes a ligar as lancheiras aos alimentos onde identificaram os respetivos E’s, surgiu como um jogo. Na perspectiva deles teriam de seguir o labirinto por eles montado para conseguirem identificar os E’s da cada um dos alimentos, o que seria muito mais divertido. Finalizaram o cartaz legendando as lancheiras de acordo com os E’s identificados em cada uma delas bem como a conclusão que retiraram deste trabalho: Sempre que possível consumir alimentos naturais.
Registo fotográfico: