Trabalhos 2022/2023

Escola EB1/JI Pólo do Conde 2 (Sesimbra)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Os produtos selecionados foram obtidos pelo grupo dos Eco Delegados do 3.º ano, através da recolha dos pacotes dos alimentos processados, presentes no caixote amarelo da reciclagem, após o intervalo da manhã, durante uma semana. Depois desta recolha, verificaram-se que os alimentos mais consumidos foram (por ordem crescente): bolachas tipo oreo; little bites; pãezinhos de leite; waffles recheadas; bolos rectangulares cobertos de chocolate e recheados com doce (tipo Mix Max da Balconi), leite com chocolate, Ice tea e sumos.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Após a contagem do número de pacotes, selecionámos seis alimentos processados: ice-tea, MixMax, leite com chocolate, pãezinhos de leite, bolachas tipo oreo e little bites.
Logo de seguida, a equipa dos Eco Delegados, criou um grupo “chat” space no Google, onde reuniram todas as informações que obtiveram e trabalharam de forma colaborativa.
Criaram um Google Slide com as informações que pesquisaram, referindo quais os aditivos presentes em cada alimento e os seus efeitos secundários de forma a fazer uma pré- apresentação do que são os aditivos alimentares para apresentar às turmas da escola, incluindo a pré. A informação recolhida, depois de tratada, foi colocada num cartaz que também foi apresentado a todas as turmas. Por fim, este mesmo cartaz, foi colocado na área do refeitório.Os sites utilizados foram:
https://www.asae.gov.pt/
https://world.openfoodfacts.org/
https://world.openfoodfacts.org/
https://www.deco.proteste.pt/alimentacao/seguranca-alimentar/dicas/aditivos-quando-cor-mau-sinal
https://observador.pt/2022/08/31/os-aditivos-alimentares-sao-seguros/
https://nutripedia.pt/

Memória descritiva:
No enquadramento do tema da Cidadania e Desenvolvimento, dentro do subtema Saúde e tendo em conta a quantidade de alimentos processados que os alunos trazem para o lanche, foi-nos extremamente pertinente a participação neste desafio proposto pela ABAE.
A concretização deste projeto foi conduzida de forma interdisciplinar e articulada com o currículo e também adequada ao nível etário dos alunos, que promoveu uma aprendizagem efetiva que mobilizou conceitos novos. Desde o início que os alunos envolveram-se na recolha, seriação e seleção dos alimentos a serem estudados. Primeiramente pesquisaram nos sites atrás expostos e após uma recolha da informação que queriam transmitir aos colegas, elaboraram um Google Slide e um cartaz para expor no refeitório. Os alunos usaram várias técnicas para construir o painel de 1m2: uso de várias texturas, cartão, eva reaproveitada, recortes, vários tipos de materiais reciclados, usaram a impressão da fotocopiadora na versão eco.
O cartaz foi apresentado a todas as turmas (incluindo as da pré-escola).

Registo fotográfico: