Trabalhos 2022/2023

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos

Escalão: 

Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento de 6.º ano (Atelier de Desenvolvimento Humano – Cidadania Local) os alunos foram apresentados ao projeto e ao seu regulamento. O primeiro passo foi um brainstorming com os alunos, onde foram definidos os itens a incluir no inquérito a realizar à comunidade escolar, tendo sido dada especial atenção aos alimentos que os alunos ou colegas mais consomem. Após definidos os itens do inquérito este foi construído em formato digital, por se considerar que não só permitiria a mais alunos participarem com as suas respostas, mas também facilitaria o tratamento posterior de dados. Assim, foram afixados pela escola (especialmente na envolvência dos espaços de refeições) QR Codes para o inquérito, além dos Delegados Ambientais destas turmas terem visitado outras turmas (habitualmente durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento) e realizado o inquérito com alunos de diferentes anos de escolaridade. Após recolhidos os dados, estes foram apresentados aos alunos, que selecionaram os alimentos mais pertinentes para o trabalho (verificou-se que vários dos alimentos mais votados incluem poucos ou nenhuns aditivos alimentares, o que limitaria muito a exposição dos efeitos de alguns aditivos alimentares, pelo que foram selecionados os alimentos mais votados de entre os menos saudáveis) sendo atribuído um alimento a cada equipa de trabalho.

Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
A fase de pesquisa e recolha de informação (com o apoio de Ciências Naturais) foi iniciada com a visualização de vídeos educativos e realização de exercícios interativos sobre aditivos alimentares, incidindo especialmente sobre os diferentes tipos de aditivos e as suas vantagens e desvantagens. De seguida, cada equipa ficou responsável por criar um pequeno poster com informações sobre a composição e valor nutricional de um alimento, com especial enfoque nos aditivos alimentares e nos Scores atualmente existentes, como o Nutriscore, Ecoscore e NOVA. Para guiar os alunos na sua recolha de informação, foram dadas fontes de pesquisa, tais como o site da ASAE subordinado a este tema e o site Openfoodfacts.

Memória descritiva:
No final, os Delegados Ambientais de 6.º ano construíram em conjunto uma pequena exposição num espaço contíguo ao refeitório onde os alunos de 2.º e 3.º CEB consomem as suas refeições (medidas aproximadas de 110cm/120cm), além de apresentarem os resultados do trabalho a outras turmas e anos de escolaridade no espaço de Cidadania e Desenvolvimento.

Registo fotográfico: