Trabalhos 2022/2023
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos
Escalão:
Resultados do inquérito, quais os alimento selecionados?
Foi feito um levantamento dos alimentos que as crianças mais consumiam nos lanches da manhã, pois o lanche que consumem é trazido de casa. Depois de listados vários alimentos e votados pela sua frequência de consumo, chegou-se à conclusão que os alunos da turma do 4.º ano consumiam com maior frequência Pães de leite, Tortitas de arroz com chocolate, Barritas de frutos vermelhos, Polpa de fruta em saqueta, iogurte de batido da Danonino Pouch e o sumo da Compal de frutos vermelhos. Sendo que os Pães de leite são os mais consumidos e as Barritas de Frutos Vermelhos são o alimento menos consumido, dentro do grupo de alimentos do consumo mais frequente.
Pesquisa e investigação sobre aditivos alimentares:
Foi solicitada à Junta de Freguesia da Marinha Grande a colaboração neste projeto. Foi solicitado a visita da nutricionista da freguesia para nos ajudar a esclarecer e a clarificar o assunto dos aditivos alimentares. A nutricionista demonstrou-se muito acessível e colaborativa, tendo vindo à escola fazer uma sessão sobre os aditivos alimentares, com os alunos do 4.º ano. A nutricionista começou com a exploração sobre a função da sua profissão, tendo depois partido para o tema central. Clarificou o conceito de aditivos alimentares, apresentou uma lista com 26 aditivos, que são usados mais frequentemente, tendo frisado que existiam muitos mais, até que existem para além dos trezentos. Apresentou o documento onde está uma imensa lista com todos os aditivos alimentares, que está publicada online. Apresentou de forma sucinta a função dos aditivos da sua lista: edulcorantes, corantes, conservantes, antioxidantes, agentes de transporte, acidificantes, reguladores de acidez, antiaglomerantes, antiespumas, agentes de volume, emulsionantes, sais de fusão, agentes de endurecimento, intensificadores de sabor, espumas, gelificantes, agentes de revestimento, humidificantes, amidos modificados, gases de embalagem, propulsores, levedantes químicos, sequestrantes, estabilizadores, espessantes e agentes de tratamento de farinha. Referiu também os efeitos nocivos que os aditivos alimentares podem causar, como dor de cabeça ou de barriga, falta de atenção, hiperatividade, vários tipos de cancro, entre outros. No final foi criado um momento de análise sobre as embalagens dos alimentos dos lanches dos alunos. Nesse dia foi pedido às crianças para guardarem as embalagens dos seus alimentos do lanche para serem analisados, posteriormente. Cada criança foi levada a ler os ingredientes e a identificar os aditivos alimentares dos alimentos do seu lanche.
Memória descritiva:
O painel foi construído em suporte de cartão, foi reaproveitado de caixotes. Foi recolhida e guardada a informação que a nutricionista apresentou, tendo sido usada para a construção deste painel. Foi escolhida uma criança para escrever toda a informação do painel, as outras crianças auxiliaram na escolha das cores, na colocação das embalagens dos alimentos consumidos mais frequentemente. Houve crianças que pesquisaram imagens representativas dos efeitos nocivos do consumo dos aditivos alimentares. Existiu ainda um grupo de crianças que recortou as imagens e colou no painel e um outro grupo que analisou os rótulos, mais propriamente os ingredientes, para a identificação dos E's e respetiva escrita, no painel.
O painel tem cerca de 1m2 e brevemente será afixado numa das paredes no refeitório.
Registo fotográfico: