Trabalhos 2022/2023

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Atividade:  Receitas Sustentáveis têm Tradição

Escalão: 

Memória Descritiva:
Na disciplina de Ciências Naturais, a professora Manuela Sousa, lançou o desafio às 3 turmas de 9º ano da escola, num total de 44 alunos.
Foram disponibilizados na classroom de cada turma os documentos orientadores necessários para a realização deste trabalho/ desafio (regulamento; PowerPoint pré-formatado;…).
Os alunos organizaram-se em grupos e apresentaram os seus trabalhos que foram considerados na avaliação da disciplina no final do 2º período.
Para a escolha do trabalho, cada turma votou no seu “representante”. De seguida, a professora de Ciências Naturais, a Coordenadora Eco-Escolas Sandra Pereira e a professora Sara Borges de Educação Visual e da Oficina Criativa elegeram o trabalho final, atendendo aos critérios do desafio definidos pela ABAE, bem como a critérios próprios como a autenticidade e a representatividade do meio local.

Quais as razões que motivaram a escolha deste prato em específico?
Cumprir com os critérios definidos no regulamento do desafio.
Não ter alimentos processados.
O facto dos produtos utilizados, com exceção do bacalhau, serem de produção própria.
Apresentar um valor nutricional equilibrado, apresentando uma fonte de proteína, de hidratos de carbono e de hortícolas.
A importância e simbolismo do bacalhau na história gastronómica portuguesa.
A simplicidade do prato (“less is more”) e dos ingredientes escolhidos, que nos fazem remontar às nossas raízes, origens, tradições.
A autenticidade da avó do nosso aluno e o amor que encerra o simples ato de cozinhar. E que nos faz lembrar os tempos que passamos na cozinha da casa dos nossos avós, à volta de uma mesa, em convívio salutar (uma vez mais, o regresso à nossa infância e às nossa origens).
Por fim, o facto de se tratar de uma receita saudável, típica da cozinha portuguesa, principalmente no Norte de Portugal, região onde a nossa escola se insere.

Documento word com a receita descrita, com as fotografias devidamente legendadas:

Link do vídeo no Youtube ou Vimeo:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.