Trabalhos 2023/2024

Redbridge School (Lisboa)

Atividade:  Brigada da Cantina

Escalão: 

Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
A nossa escola tem uma política alimentar sem frutos de casca rija, sem fritos e sem alimentos processados. O uso de açúcar e sal é restrito e há sempre uma oferta sem glúten, sem lactose, vegetariana e vegan ao almoço e ao lanche.
Apenas as saladas são servidas pelos próprios alunos; os colaboradores da cantina perguntam qual a quantidade que os alunos desejam. É possível repetir a refeição.
Não há serviços de bar ou máquinas de venda de produtos alimentares. A máquina de café espresso é de uso exclusivo dos docentes e restantes colaboradores. Como tal, os resíduos gerados na cantina são apenas orgânicos, os quais são encaminhados para contentor próprio na zona técnica da cozinha e recolhidos em fluxo específico.
A escola não faz compostagem, mas os resíduos de cascas de ovos e de bananas dos lanches são parcialmente recolhidos para utilização como fertilizante na horta da escola.
A cozinha tem uma política de desperdício zero muito eficiente, que permite aproveitar quase todos os produtos não utilizados na linha de serviço. Nos casos em há refeições a mais que têm de ser consumidas no próprio dia, as mesmas são distribuídas pelos colaboradores da escola ou recolhidas pelo programa Refood de Campo de Ourique.
O uso de equipamentos eletrónicos como tablets, smart watches ou telemóveis não é permitido na escola.
A escola tem um horário da cantina por turmas (rondas) e a limpeza é assegurada pelo pessoal dedicado à cantina durante esse período.
Após a realização da auditoria ambiental e discussão em Conselho Eco-escolas, foi proposto agir sobre dois temas: o desperdício alimentar e o ruído. Para o efeito, foram criadas duas Brigadas: a da Cantina e a do Ruído.
- Brigada da Cantina
A Brigada da Cantina propôs-se a analisar o desperdício alimentar e as suas causas e a promover uma diminuição do desperdício. Neste âmbito, tinham como principal função pesar a quantidade de resíduos orgânicos no final de cada tipo de menu durante uma ronda.
Adicionalmente, foram realizadas as seguintes ações:
- Identificação da tipologia e perfil nutricional das refeições: em conjunto com a enfermeira da escola, os alimentos foram identificados por cores, as quais foram associadas a uma função do nosso corpo. A mensagem incentivava à diversificação dos alimentos no prato: “Eat a Rainbow”.
- Identificar as refeições mais consumidas pelos jovens: a opção vegetariana é a menos consumida; pratos de massa e carne são mais consumidos.
- Minimizar o desperdício alimentar: na Assembleia da Primária foram apresentados os dados do desperdício alimentar, incluindo fotografias da comida colocada no caixote de lixo. Na semana seguinte às férias da Páscoa, a presença da pessoa responsável pelas fotografias teve um efeito dissuasor sobre o desperdício. Houve alunos a terminar os pratos após verem a pessoa junto ao caixote. Estes dados também foram transmitida na reunião de representantes dos Pais.
- Brigada do Ruído
No ano passado, o ruído foi identificado como um dos pontos de desconforto entre a comunidade escolar. Durante o Verão, foram colocados protetores de piso nas cadeiras das salas de aula e o mobiliário da cantina foi substituído para diminuir o ruído.
De acordo com os eco-delegados, o ruído na escola melhorou significativamente face ao ano passado, mas ainda assim, há níveis de ruído que incomodam, principalmente durante o almoço. O “Ruído” teve a segunda pior pontuação na auditoria - 50%.
Ao longo do ano, o ruído de arrastar das cadeiras foi-se tornando mais evidente. Tal deve-se à degradação dos protetores de piso, os quais serão substituídos no final do ano letivo.
A Brigada do Ruído teve dois objetivos: sensibilizar para a problemática do ruído e reduzir o nível de ruído ao almoço em 7-10 dB.
Os alunos do 5ème (equivalente ao 7º ano), com apoio da Professora de Música, mediram os níveis de ruído nas escadas, na sala de aula, nos corredores e na cantina.
Os níveis registados foram equiparados desde a um carro (65dB) até a um secador de cabelo (88dB). A divulgação destes dados foi feita através de poster colocado na zona da cantina, no painel Eco-escolas.

Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Brigada da Cantina
Ddois eco-delegados do CM1 (equivalente ao 4º ano) foram responsáveis pela pesagem do desperdício na cantina. Os dados foram recolhidos nas seguintes datas, com diferentes linhas de serviço:
- 10 Abril 2024: Peixe - 15 kg de desperdício – 75 refeições
- 18 de Abril de 2024: Carne - 18 Kg de desperdício – 90 refeições
- 22 de Maio: Peixe - 15 kg de desperdício - 75 refeições
Os mesmos eco-delegados idealizaram o poster que foi colocado junto ao caixote de lixo na cantina. A produção foi feita pelos eco-delegados do CM1 (equivalente ao 4º ano) com ajuda da eco-delegada do 3ème (equivalente ao 9ºano).
Brigada do Ruído
Em Fevereiro, as eco-delegadas do 5ème testaram a utilização de white noise para camuflar o ruído (sound masking). Infelizmente, os altifalantes não permitiram a correta distribuição do som e este tornou-se mais incomodativo do que o desejado em algumas partes da cantina. Contudo, verificou-se uma diminuição dos picos de intensidade.
1ª Experiência (sem turma do 5º ano)
- Antes do sound masking: 12h59 Max 70.9 Db; Média 59.6 Db
- Durante o sound masking: 13h05 Max 67.9 Db; Média 60.2 Db (speakers volume 10)
A segunda hipótese testou utilização de brown noise para camuflar o ruído. Das medições registadas, verificou-se uma ligeira redução do ruído, mas não para os valores desejados.
2ª Experiência (com turma do 5º ano)
Antes do sound masking: 13h18 Max 74.1 Db; Média 58.3 Db
Durante o sound masking: 13h22 Max 62.1 Db; Média 56.8 Db (speakers volume 6)
De um modo geral, durante as duas experiências, a média de intensidades rondou sempre a intensidade normal de uma conversa (entre os 60 e os 70 Db)” – um valor aceitável. O que reduziu durante o sound masking, foram os picos de intensidade (sons muito altos, gritos, rir muito alto, etc). Ficámos por isso com uma intensidade de som mais homogénea, durante o sound masking.
Em Março, uma terceira hipótese foi testada, com recurso a meios visuais. Uma aplicação (https://bouncyballs.org/) em que as bolas saltavam quando havia ruído acima de determinado nível e ficavam paradas com os desejáveis níveis de ruído, foi projetada num ecrãn na cantina. Surpreendentemente, os níveis de ruido baixaram mais com esta experiência. Porém, esta experiência não é possível de implementar como prática permanente.
Assim, continuamos à procura de novas soluções para a questão do ruído na cantina.
Este projeto enquadrou-se na disciplina de Música uma vez que o ruído e as suas repercussões na saúde são transversais a todo o do programa, independentemente do nível de escolaridade. As eco-delegadas mediram o som, a turma analisou os dados e esteve envolvida na produção do poster.

Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
- Brigada da Cantina
Os dados sobre desperdício alimentar foram transmitidos na reunião de representantes de Pais, apresentados na assembleia de alunos da Primária e divulgados na cantina, junto do caixote de lixo, com uma mensagem alertando para o desperdício alimentar (ver Poster).
À conversa com os eco-delegados e com os alunos na cantina, concluiu-se que as causas deste desperdício são de diversa ordem:
-cultural: na escola há várias nacionalidades, sendo os hábitos alimentares muito diversos (um exemplo é a resistência à sopa de alguns alunos estrangeiros e, por outro lado, alguma resistência de caril vegetariano por parte dos alunos Portugueses) .
- há uma natural aversão ao peixe: verificou-se que alguns alunos rejeitam peixe sem provarem, alegando que “não gostam de peixe”.
- há um preconceito relativamente ao vegetariano: da mesma forma, os alunos pedem menos quantidade de comida nos dias vegetarianos.
- massa e pizza continuam a ser os preferidos: ocasionalmente a escola serve pizza e é sempre bem recebida; os pratos de massa são também bem recebidos, sendo que a lasagna de atum consegue conciliar o gosto da maioria dos alunos, permitindo um desperdício menor nesse dia de peixe.
-um efeito de grupo: deitar fora comida é mais aceite quando se vê mais gente a fazer o mesmo. Inversamente, quando há uma pessoa da supervisão junto do caixote de lixo, os alunos tornam à mesa para terminar a comida que têm no prato.
De um modo geral, a mensagem na Assembleia da escola foi bem recebida e os alunos entendem as razões para não desperdiçarem comida. No entanto, um trabalho adicional junto das famílias deverá ser posto em prática para o próximo ano letivo, de modo a termos melhores resultados no futuro.
- Brigada do Ruído
A turma do 5ème fez um poster com os valores dos decibéis registados nas várias áreas da escola comparando-os com outros sons. O poster foi afixado no Painel Eco-escolas na Cantina.

Registo fotográfico da brigada em ação:

Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):