Trabalhos 2023/2024
Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Os aspetos analisados pela Brigada da cantina incluem a tipologia e o perfil nutricional das refeições disponibilizadas pela cantina escolar, as refeições mais consumidas pelos jovens, a verificação da higiene das mãos antes dos início da refeição, assim como a verificação dos níveis de ruído à hora de almoço, visando a promoção para a sua diminuição. É considerado também o incentivo do consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar, a sensibilização para o conceito de "dose certa", a promoção da conservação das instalações do refeitório, material didático lá existente, utensílios e mobiliário, a verificação da quantidade de estudantes da comunidade educativa que almoçam enquanto utilizam o telemóvel ou outro dispositivo eletrónico, a verificação da existência de hábitos de compostagem dos alimentos crus e cozinhados, bem como o destino dos restos das refeições e a separação dos resíduos.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
A distribuição das tarefas foi realizada por um grupo de estudantes da turma 9ºD da Escola Básica Ave, que compõem a Brigada da Cantina, com intervenções que ocorrem com frequência quinzenal. Duas das integrantes da brigada ficaram responsáveis pela criação e fixação dos cartazes promotores das normas essenciais que os alunos devem seguir cuidadosamente. Os restantes elementos ficaram encarregues de monitorizar e registar os avanços e impactos da Brigada da Cantina nos tempos de almoço.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação à comunidade educativa foi feita por meio de cartazes estrategicamente colocados. Como metodologia de monitorização, utilizamos check-lists e registos fotográficos para documentar o nosso processo de identificar áreas de melhoria. Incluiu também a sensibilização dos estudantes por meio da exposição de cartazes informativos nas paredes da cantina. De modo a sensibilizar a comunidade escolar para o consumo da totalidade da refeição e, simultaneamente, para a quantidade desperdiçada por cada aluno, a brigada da cantina criou a sua própria iniciativa, que está relacionada com a iniciativa do "desperdício zero" implementada pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Com isto, foi disponibilizado para exposição um prato com a quantidade correspondente à comida desperdiçada por cada aluno, nomeadamente, em média, 39 gramas.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):