Trabalhos 2023/2024
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Os aspetos analisados pela Brigada da Cantina foram: verificar a higiene das mãos, antes do início da refeição, incentivar o consumo da totalidade da refeição, de forma a minimizar o desperdício alimentar; sensibilizar para o conceito da “dose certa”, junto dos alunos e dos funcionários; verificar se não se estraga comida; verificar se os caixotes do lixo estão a ser usados corretamente, ou seja, que a separação dos resíduos está a ser feita corretamente; verificar se se cumprem as regras do refeitório: não falar alto, não correr, respeitar a vez, respeitar o material; verificar se os alunos deixam o seu lugar limpo e arrumado, levando todos os seus pertences; verificar se as escovas de dentes estão arrumadas; verificar se não existem chapéus e casacos no chão, perto do refeitório e no corredor.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
Numa assembleia de escola, foram organizadas e distribuídas as tarefas, bem como definida a frequência da intervenção. Esta brigada teve início no mês de fevereiro, contando com a participação de todos os alunos do 1.º ciclo (58 alunos), em turnos rotativos. Em cada turma dos 4 anos de escolaridade criaram-se pares de trabalho, consoante a ordem alfabética. Cada turma ficou responsável pela Brigada da Cantina durante 3/4 semanas, consoante o número de crianças. Estas funcionaram de 2.ª feira à 5.ª feira, tendo os pares alternado diariamente. Quando se iniciou esta proposta de monitorização, considerou-se pertinente iniciar com as turmas dos 4.º e 3.º anos, pois já estavam mais familiarizadas com os objetivos desta atividade, uma vez que já tinham tido essa experiência em anos anteriores. Os pares responsáveis pela brigada utilizaram os coletes do Eco-Escolas, para serem mais facilmente identificados. Foi criada uma grelha de monitorização com os aspetos a ter em conta e a serem observados, para orientar a ação dos alunos. Essa grelha, era de fácil preenchimento, pois era uma lista e cada coluna correspondia ao dia da semana, assim cada criança apenas tinha de colocar um certo em cada parâmetro, consoante o dia.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
Na nossa escola existe uma Newsletter, que é feita mensalmente e que resume as atividades dinamizadas ao logo desse mês. Na Newsletter de março e de abril foi dedicado um espaço para as atividades do Eco-Escolas, mais especificamente dedicado às diferentes brigadas existentes na nossa escola: Brigada do recreio, Brigada da horta, Brigada dos espaços comuns e Brigada da Cantina. Esta Newsletter está disponível para a comunidade educativa e para as famílias, tendo sido este um dos meios utilizados para a divulgação com a restante escola e com as famílias de cada criança, assim como a plataforma ChildDiary.
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):