Trabalhos 2023/2024

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 1º Escalão: jardins-de-infância e 1º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
Este desafio integrou o projeto acerca da Alimentação Saudável que a escola está a desenvolver, este ano letivo.
O ponto de partida aconteceu aquando da Comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro). Os alunos elaboraram uma roda dos alimentos, onde ficaram a conhecer os seus diferentes grupos e a importância de valorizar e promover este padrão alimentar. No sentido de reforçar e consolidar estas noções, foi realizada em parceria com Centro de Saúde de Sto. António, uma sensibilização intitulada “Alimentação e Hábitos de Vida Saudáveis”.
Nos clubes Eco-Escolas foi realizada uma pesquisa acerca dos 10 princípios da Dieta Mediterrânica e elaborado um cartaz com as informações recolhidas. No decorrer da pesquisa levantou-se a dúvida acerca da localização do Mediterrâneo. Decorrente desta explicação surgiu a ideia do tema do jogo “Viagem pela Dieta Mediterrânica”. O título foi colocado no quadro e realizado um brainstorming que foi o mote para elaborar as regras e os componentes que constituem o jogo. Ficou decidido que este seria um jogo de tabuleiro, cujas regras se encontram abaixo descritas.
Na conceção do jogo utilizou-se um cartão, uma caixa, tintas pincéis, cubos de madeira, folhas de papel e um cubo de cartão. A maior parte destes elementos foram materiais reutilizados.
Na sequência deste desafio, surgiu a ideia de elaborar um livro de receitas da dieta mediterrânica. Os alunos, com a colaboração dos encarregados de educação, trouxeram uma receita de casa e nas aulas do clube eco escolas fizeram a compilação das receitas e elaboraram um livro.
Foi realizada, também, a atividade “Com as Mãos na Massa”, no sentido de sensibilizar para a arte de fazer pão e a importância deste alimento na dieta mediterrânica. Os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer cada etapa do processo de fazer pão, desde a preparação da massa até à cozedura no forno. Esta atividade foi dinamizada pela Câmara Municipal do Funchal.
Este desafio contou com a participação dos alunos dos clubes Eco-Escolas, cerca de 22, dos 3º e 4º anos. Estes mostraram bastante interesse em todas as atividades decorrentes do projeto, principalmente, na conceção do jogo. O jogo foi apresentado às turmas da escola e está disponível na Biblioteca escolar.
REGRAS DO JOGO
VIAGEM PELA DIETA MEDITERRÂNICA
Objetivo do Jogo: O objetivo é viajar pelo tabuleiro, respondendo a questões e desafios, recolhendo os alimentos típicos da dieta mediterrânica, enquanto se evita alimentos não saudáveis (casas de penalização).
Componentes do jogo:
• Tabuleiro com espaços coloridos que representam as diferentes casas (questões/desafios, casas de penalização, casas bónus);
• Cartas de perguntas/desafios, cartas penalização, cartas bónus;
• Peças (bandeiras dos países qua adotam a dieta mediterrânica) para os jogadores se moverem pelo tabuleiro;
• Passaporte da Dieta Mediterrânica com espaços para colocar os alimentos recolhidos;
• Mala de viagem com os alimentos para preencher o passaporte;
Regras do jogo:
• Os jogadores escolhem a sua bandeira e colocam-na na casa de partida;
• Cada jogador lança o dado e move a sua peça pelo número de espaços indicado;
• Se o jogador parar nas casas azuis responde a uma questão ou desafio (Ex: “Qual a principal fonte de gordura na dieta mediterrânica? óleo de coco, óleo de girassol, azeite) se acertar a resposta retira um alimento da mala de viagem e começa a completar o seu passaporte;
• Se o jogador parar numa casa verde (bónus) efetua o indicado na carta (Ex: “Hoje, comeste a sopa toda, avança uma casa”)
• Se o jogador parar numa casa laranja (penalização) efetua o indicado na carta (Ex: Bebes pouca água durante o dia. Retira um alimento do passaporte)
• O jogo continua até que os jogadores completem o passaporte;

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: