Trabalhos 2023/2024

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 2º Escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico

Memória descritiva:
Título do Projeto: Jogo Educativo sobre a Dieta Mediterrânica
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, com a temática centrada na saúde, os alunos (Francisca, Sofia, Carolina, Diogo, Maria e Margarida) decidiram explorar a Dieta Mediterrânica e os seus benefícios para a saúde. Esta escolha surgiu a partir de discussões em sala de aula sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância de uma dieta equilibrada. Para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância desta dieta, os alunos inicialmente elaboraram um cartaz que destacou os 10 princípios fundamentais da Dieta Mediterrânica e as vantagens de segui-la.
Inspirados pela pesquisa e pelo impacto positivo que o cartaz teve, os alunos conceberam a ideia de criar um jogo educativo para ser implementado durante os intervalos escolares, na sala do aluno ou em sala de aula. O objetivo principal era educar os colegas sobre a Dieta Mediterrânica de uma forma divertida e interativa, ao mesmo tempo que reduziam o tempo que os jovens passam no telemóvel durante os intervalos.
Materiais Utilizados:
Para a criação do jogo, foram utilizados os seguintes materiais:
Cartolinas coloridas para os cartões de Bingo.
Imagens impressas dos alimentos característicos da Dieta Mediterrânica.
Fichas de sorteio com as mesmas imagens dos alimentos.
Uma bolsa para guardar as fichas de sorteio.
Descrição do Jogo:
O jogo desenvolvido é uma versão educativa de Bingo, adaptada para ensinar sobre a Dieta Mediterrânica. Cada jogador recebe um cartão com imagens de diferentes alimentos típicos desta dieta, como azeite, peixe, frutas, legumes, entre outros. À medida que são sorteadas fichas com as imagens desses alimentos, os jogadores vão preenchendo os seus cartões. O primeiro jogador a completar todos os alimentos do seu cartão grita "Bingo!" e vence o jogo.
Envolvimento dos Alunos:
O projeto contou com o envolvimento ativo dos alunos desde a conceção até a implementação do jogo. Participaram na pesquisa sobre a Dieta Mediterrânica, na elaboração dos materiais e na organização das sessões de jogo. Além disso, a participação dos colegas foi entusiástica, pois todos os alunos da turma quiseram participar no jogo. Os alunos, pretendem, agora, alargar a sua realização a alguns intervalos, num espaço designado “sala do aluno” onde os alunos se reúnem nos intervalos. Este jogo não só proporcionou momentos de diversão e interação entre os alunos, como também serviu como uma ferramenta educativa, permitindo que os alunos conheçam de forma interativa e lúdica os alimentos e os benefícios associados à Dieta Mediterrânica. O projeto tem como objetivo principal promover hábitos alimentares saudáveis e sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma dieta equilibrada.
Através desta iniciativa, os alunos conseguiram criar um ambiente educativo e divertido que incentivou a aprendizagem sobre a Dieta Mediterrânica, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis na comunidade escolar. O sucesso do jogo e o entusiasmo demonstrado pelos alunos são indicativos do impacto positivo deste projeto.

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: