Trabalhos 2023/2024
Escola Básica Integrada Prof.ª Ana Maria Ferreira Gordo (Crato)
Atividade: Jogo da Dieta Mediterrânica
Escalão: 2º Escalão: 2º e 3º ciclos do ensino básico
Memória descritiva:
A ideia do jogo surgiu na disciplina de Projet@r-te, sob proposta do coordenador Eco-Escola, no 3º período, sendo aceite pelos alunos de 9ºano (24). Foram constituídos 4 grupos de trabalho, distribuídos da seguinte forma: um, elaborou o tabuleiro do jogo, em papel de cenário, incluindo casas com perguntas e casas com a roleta. Também reutilizou garrafas de plástico, pintadas de diferentes cores, funcionando como mecos/pinos; um, reutilizou uma roda de bicicleta, como roleta, com 5 atividades para realizar, identificadas em esponja eva (desenho, desafio, mimica e lábio); um, reutilizou esponja e construiu um dado. Um, elaborou as cartas com perguntas sobre dieta mediterrânica, tendo por base a pesquisa que realizou, elaborando também as regras de jogo.
Jogo de tabuleiro para jogar em equipas, constituído por tabuleiro, mecos, roleta, dado e cartas;
• Faixa etária: 7 – 11 anos, (1º ao 4º anos de escolaridade) devendo ser aplicável aos membros da família;
• Número máximo de participantes: 12;
Existem vários tipos de casas:
• Casas com perguntas;
• Casas com a roleta, existindo 5 possibilidades ao rodar a roleta:
• Desafio: um elemento da outra equipa lança um desafio e a outra equipa tem de o executa;
• Mímica: um elemento do grupo faz mimica os outros têm de descobrir;
• Ler nos lábios: um elemento do equipa diz uma palavra sem emitir som e os outros têm de descobrir;
• Desenho: um elemento da equipa faz um desenho e os outros têm de descobrir;
• Roda novamente: deve voltar a rodar a roleta até sair uma das tarefas anteriores.
Principais regras:
• A primeiro é formar as equipas;
• Seguidamente devem selecionar os mecos com que cada equipa vai jogar;
• Cada equipa lança o dado. A que obtiver maior pontuação será a primeira a jogar e assim sucessivamente;
• Depois de definido a ordem das equipas, inicia-se o jogo.
A equipa lança o dado e deve avançar o número de casas indicado.
• A casa é uma pergunta: a equipa em jogo deve responder a uma pergunta, podem discutir a resposta em
grupo, mas só podem dar uma resposta. A pergunta é feita por outra equipa. A equipa tem no máximo 1 minuto para dar uma resposta. Em caso assertivo a equipa volta a lançar o dado. Em caso de errar a pergunta, passa a vez de jogar para a outra equipa.
• Na casa com a roleta: deve-se sortear a categoria da tarefa, que a equipa terá de superar, utilizando a ROLETA DOS DESAFIOS. As tarefas são indicadas por uma das outras equipas. Se for a tarefa Mímica, Desenho ou Ler nos Lábios, o resto da equipa deve adivinhar o que o colega da equipa faz em 1 minuto. Se for Desafio a equipa contrária diz qual é o desafio e a equipa a jogo deve solucionar o mesmo.
Quem ganha o jogo? A equipa que chegar à Meta primeiro!
A técnica superior de nutrição humana e qualidade alimentar, cedida pelo município, acompanhou o processo de elaboração do jogo, em articulação com os docentes de Ciências Naturais, Matemática e Educação Visual.
Materiais utilizados: Computador; Telemóvel; Cartolinas; Esponja; Esponja eva; roda de bicicleta; papel de cenário; garrafas de plástico; sprays e colas.
Registo fotográfico:
Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: