Trabalhos 2023/2024

Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Inquérito aos alunos da turma:
Cereais 16/16
Refrigerante 14/16
Chocolate 14/16
Iogurte 12/16
Bolachas11/16
Sandes empacotada 6/16
Bolos com pepitas de chocolate
Salsicha 2/16

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Trabalho realizado pelos alunos do 9ºA. Previamente motivados sobre a temática devido à realização de um trabalho de grupo, no inicio do ano letivo, envolvendo a leitura, interpretação e análise de rótulos.
Seleção dos alimentos a partir de um inquérito aos alunos da turma considerando os rótulos de alimentos previamente analisados.
Em pares investigaram o papel de determinado aditivo e a problemática da sua abusiva utilização e fizerem a partilha de informação em sala de aula.
Após várias sugestões foi decidido por unanimidade a construção de vários rostos e que na boca de cada um seriam colocados um ou mais QR code sobre os aditivos que continham os 5 alimentos mais votados.
Os alunos escolheram os respetivos QR code. e apresentaram também um elemento surpresa.

Memória descritiva:
Tema do trabalho definido a partir da oportunidade de dar continuidade previamente realizada sobre rótulos alimentares.
Seleção dos alimentos a partir de um inquérito aos alunos da turma e considerando os rótulos de alimentos previamente analisados.
Após várias sugestões foi decidida a representação de vários rostos em que na boca de cada um seriam colocados um ou mais QR code sobre os aditivos que continham os 5 alimentos mais votados.
Escolheram os respetivos QR code e apresentaram também um elemento surpreso.
Os alunos da turma dividiram-se em três grupos: Um responsável pela representação das caras outro pela análise do inquérito e o terceiro pela realização dos QR code.
Selecionaram os cinco alimentos mais consumidos pelos alunos da turma e na análise dos rótulos fez-se um estudo comparativo dos aditivos constituintes,
Cada grupo realizou a sua tarefa,
Fez-se a avaliação construtiva do processo de realização e do trabalho final.
Após a sua coloração será colocado no bar dos alunos.

Registo fotográfico: