Trabalhos 2023/2024

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Numa fase inicial, os alunos da turma de 3º ano, 20 no total, fizeram observação direta dos lanches trazidos pelos alunos da escola, por forma a poderem posteriormente construir o questionário, com base nos hábitos observados. Feito o questionário, o mesmo foi aplicado a uma amostra de crianças, constituída por trinta alunos. Selecionaram-se de acordo com os resultados 14 alimentos, 7 líquidos e 7 sólidos.
De acordo com o inquérito individual e anónimo, os alimentos mais frequentes nos lanches dos alunos foram: Bolicao, bolachas Belgas, bolachas Oreo, tortilhas de milho, carrés, bolachas Chips Ahoy, bolo Farcikao, iogurte líquido, leite de chocolate, ice tea, Compal essencial de fruta, Bongo, sumo Compal de fruta e leite branco Parmalat (fornecido pela escola).

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
O projeto iniciou a sua rota tendo por base a revisão dos conhecimentos que já haviam sido abordados em duas ações de sensibilização levadas a cabo na turma; uma por parte da enfermeira da Saúde Infantil do Oeste, a qual abordou entre outros assuntos o consumo excessivo de açúcar e a outra por parte da nutricionista responsável pelas refeições escolares na qual se abordaram os alimentos ultra processados e a importância de uma alimentação saudável. Assim, os alunos reviram os conhecimentos, tendo também pesquisado através dos meios tecnológicos as consequências do consumo excessivo de açúcar na nossa saúde.
Assim, numa fase inicial foram selecionadas as ideias chave do projeto e os conhecimentos a ter em conta para a sua prossecução. Seguiu-se a recolha de embalagens representativas dos resultados do questionário e a análise, por parte dos alunos, dos rótulos das embalagens. Em alguns casos os alunos também recorreram à pesquisa de informação através da internet, uma vez que os dados não se encontravam explícitos nas embalagens recolhidas.

Memória descritiva:
Dando cumprimento ao requerido, os alunos da turma de 3º ano, constituída por 20 alunos deram início ao trabalho, sob a orientação e supervisão da professora que paralelamente a ter mediado a elaboração do projeto, explorou os conteúdos necessários ao conhecimento dos alunos nas diferentes áreas do currículo por forma a que o mesmo fosse transversal.
Os alunos foram construindo a maqueta do projeto com base tanto nas informações e conhecimento recolhido como também na vertente criativa.
Os rótulos das embalagens selecionadas para estudo foram analisados pelos alunos que procederam ao levantamento dos dados necessários. Foi pesada a quantidade de açúcar existente em cada produto tendo por base de medida 100g ou 100ml. A cada embalagem foi atribuído um saquinho de açúcar assim como legendada a referência às suas quantidades. Cada produto foi colado numa tira de cartolina, tiras essas que foram dispostas por ordem crescente, por forma a percebermos a diferença de quantidades entre os diferentes produtos.
Os alunos tiveram a ideia de criar o Monstro do Açúcar que, de uma forma lúdica, começou a ganhar forma, recorrendo a materiais reciclados (cartão, embalagens vazias, materiais já usados).
Tendo o projeto como objetivo o de sensibilizar toda a comunidade escolar, entendeu-se que a zona do refeitório seria a que mais visibilidade poderia dar ao projeto. Decidiu-se o ocupar uma das paredes do refeitório, cujas medidas superam 5 metros quadrados.
Montado o “Monstro”, dispuseram-se os alimentos em escada, respeitado a ordem crescente. Do lado esquerdo foram colocados os líquidos e do direito os sólidos. Cada aluno escreveu uma quadra criativa com vista a sensibilizar os alunos da escola para o tema. Lidas as quadras foram eleitas as que ficariam expostas no painel. Paralelamente também se desenharam algumas guloseimas para decorar o ambiente do painel. Foi também feita uma tempestade de ideias com o intuito de selecionar as palavras chave a colocar no painel para assim alertar para as consequências do consumo excessivo do açúcar.
O projeto foi transversal a todas as áreas, já que em estudo do meio trabalhámos a alimentação saudável e os cuidados a ter com a saúde, em matemática recorremos às medidas de volume e capacidade, a análise e tratamento de dados e aos gráficos, em expressões a construção do monstro do açúcar com materiais reciclados e os desenhos ilustrativos do painel, em língua portuguesa as rimas, a escrita criativa, a recolha de informação e a apresentação do trabalho.
O cartaz será apresentado às restantes turmas com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de sabermos o que estamos a ingerir e em que quantidades e as consequências do consumo excessivo de açúcar no nosso organismo e na nossa qualidade de vida.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: