Trabalhos 2023/2024
Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Os alunos do Clube Eco-Torcatinho elaboraram uma lista de alimentos onde observaram a composição dos lanches dos alunos e posteriormente construíram um questionário.
Observaram que a maioria dos alunos não têm hábitos diários de consumo de alimentos processados, sendo consumidos, maioritariamente, fora da escola e algumas vezes, isto é, 1 a 2 vezes por mês.
Os produtos selecionados pelos alunos na escola foram os seguintes:
Bolacha água e sal (17)
Fresky (17)
Iogurte líquido de morango (13)
Barrita de chocolate (14)
Compal de pêssego (16)
Pão de leite (15)
Bollycao (20)
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Para consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de ciências naturais, os alunos do Clube Eco-Torcatinho, realizaram uma pesquisa sobre os aditivos alimentares que estão presentes nos produtos processados que mais consumem e quais os seus efeitos nocivos que estes aditivos podem ter na nossa saúde, separando-os por prejudiciais e não prejudiciais. A partir da leitura dos rótulos dos alimentos que trouxeram para o lanche, verificaram que os E’s fazem parte do quotidiano e que deveriam repensar os seus hábitos alimentares.
Depois de identificados os alimentos e os aditivos passaram à elaboração do painel. Esta pesquisa está devidamente discriminada no cartaz realizado pelos alunos.
Memória descritiva:
– O painel apresenta uma dimensão aproximada de 1,3 m x 1 m e foi afixado na escola, no átrio de acesso à cantina, conforme se pode observar no registo fotográfico;
– Para a construção do painel foram utilizados os seguintes materiais: cola, marcadores, folhas de rascunho, embalagens dos alimentos escolhidos;
– Dos alimentos foram selecionados 7 para a elaboração do painel;
– Esta atividade envolveu a realização de um questionário, na escola básica, sobre os alimentos processados consumidos pelos alunos, dentro e fora da escola (barras energéticas, bolachas, iogurtes, pão processado, etc.);
– Os alunos mostraram-se motivados e empenhados na realização da tarefa proposta.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: