Trabalhos 2023/2024

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
96.4% dos alunos afirma ter uma alimentação saudável.
Existe uma divisão exata (27.3%) entre alunos a fazer apenas 3 refeições, e alunos e realizar 4 a 5 refeições por dia.
Cerca de 5.4% dos alunos nunca tomam o pequeno almoço, versus 78.2% que tomam sempre.
Cera de 49% dos alunos toma um pequeno almoço composto por cereais com leite ou iogurte, seguidos por 27.3% que comem pão ou torradas, contrastando com uma minoria que bebe apenas leite ou come uma peça de fruta.
Com algum choque a maioria dos alunos afirma comer peixe no máximo duas vezes (40%) por semana ou até dizem não comer peixe em casa, apenas na escola e cerca de 23.6% bebe menos de um litro de água.
A maioria afirma comer raramente sobremesa e no máximo 2 vezes chocolate por semana.
A maioria das crianças reconhece apenas as palavras gorduras saturadas, emulsionantes ou corantes, mas não sabe o que significam.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
A pesquisa e investigação foi realizada pelos alunos do 6º e 7º anos, com o apoio de dispositivos eletrónicos como computadores e telemóveis, com o foco em perceber o que são aditivos químicos como os emulsionantes, aromas, etc., e ainda para o que estes servem. Como extra pesquisaram também quais as alternativas ao uso destes elementos e que produtos devemos mesmo evitar.

Memória descritiva:
Divisão de tarefas: inicialmente os alunos do 2º e 3º ciclo formaram grupos para elaborar um conjunto de perguntas pertinentes para elaboração de um questionário. O objetivo foi incluir o máximo de valências possíveis na atividade, assim os questionários foram preenchidos pelas crianças do 1º ciclo durante as aulas de TIC.
Após os resultados dos questionários houve uma breve comparação destes com os lanches regulares das crianças do 2º e 3º ciclo para assim se partir para a análise dos resultados gerais e respetiva consolidação do uso dos ingredientes sintéticos que fazem parte dos alimentos.
Posteriormente os alunos do 2º ciclo elaboraram de um painel onde estão apresentados os resultados do questionário, assim como a avaliação e presença dos ingredientes de alguns alimentos selecionados e, sempre que possível, a respetiva tabela energética para assimilação das caraterísticas nutritivas.
Para criação do painel que se encontra afixado no refeitório, foram utilizados dispositivos eletrónicos como função fotográfica, impressora, cartolinas, cola líquida e adesiva e ainda material de escrita e pintura.
Dimensões: 1,06m x 0.50m

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: