Trabalhos 2023/2024
Escola EB1/JI Sacadura Cabral (Amadora)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Descrição da Atividade
Regularmente, os alunos trazem para o lanche alimentos processados que contêm grande quantidade de açúcar. Nesse sentido, com o objetivo de consciencializar e tentar mudar hábitos alimentares, nomeadamente os alimentos que compõem as lancheiras dos alunos, nas turmas do 1.ºano foi lançado o desafio sobre os alimentos açucarados ingeridos pelos alunos no lanche escolar e em casa. Diariamente, após o lanche, nas turmas começaram a ser recolhidas as embalagens. Também foi solicitado aos encarregados de educação, o envio das embalagens familiares/pack económicos que contêm a descrição dos valores nutricionais. Após esta recolha, foram colocadas as embalagens dos alimentos sobre a mesa e foi questionado aos alunos a quantidade de açúcar que pensavam que cada alimento deveria conter, tendo como ponto de referência, as saquetas de açúcar individuais (4g). De seguida, as turmas foram divididas em pequenos grupos aos quais foram distribuídas as embalagens dos alimentos, lupas e saquetas individuais de açúcar, para que cada grupo iniciasse a leitura/exploração do quadro da Declaração Nutricional que contém a quantidade de açúcar. Após esta exploração, cada grupo apresentou à turma o resultado da sua pesquisa representando-a sob a forma de saquetas individuais de açúcar. Desta forma, nas turmas, pode-se concluir quais os alimentos mais consumidos e a sua quantidade de açúcar. Posteriormente, na aula de Arte Digital – Projeto PADDE, os alunos, nas salas e na Biblioteca, iniciaram a pesquisa sobre as consequências do consumo excessivo de açúcar. Por fim, foi elaborado um painel, “O Açúcar nos Alimentos”, no qual foram coladas as embalagens dos alimentos, as saquetas a representar a quantidade de açúcar de cada um e uma descrição das consequências do consumo excessivo de açúcar no ser humano.
Depois de os alunos constatarem a quantidade de açúcar dos alimentos que trazem nas suas lancheiras, gradualmente verificou-se uma mudança de hábitos alimentares relativamente ao tipo de lanches.
Na sequência da atividade, a professora responsável pela dinamização do Projeto Eco-Escolas na escola foi desafiada por uma das professoras do 1.ºano a dramatizar uma ida ao supermercado para comprar alimentos para o seu lanche, chegando às salas com o carrinho do supermercado com alimentos açucarados que diariamente também são consumidos pelos alunos. Durante a dramatização/atividade pode-se observar a euforia dos alunos ao observar os alimentos que muitos consomem durante o lanche, mas tendo já a consciência dos malefícios do consumo excessivo destes alimentos na sua saúde. Depois de se constatar que os alimentos contidos no carrinho do supermercado não eram os mais saudáveis para serem consumidos, os próprios alunos deram algumas ideias de hábitos de alimentação saudável, nomeadamente os alimentos que poderiam trazer na sua lancheira. Aproveitando a ideia dos alunos, as professoras apresentaram algumas alternativas de alimentos (frutas variadas e apreciadas pelos alunos, pão do padeiro, água e leite branco).
Inicialmente, o painel foi colocado na entrada da escola, local de entrada e saída dos alunos do edifício escolar, bem como de professores, assistentes operacionais e técnicos por forma a consciencializar toda a comunidade educativa sobre o consumo diário de açúcar e suas consequências para a saúde humana. Posteriormente, foi afixado junto à zona de refeições no local onde os alunos fazem fila para o refeitório.
A realização da atividade permitiu a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas, nomeadamente: Educação para a Cidadania e Estudo do Meio (identificar dos fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de alimentação saudável); Português e Matemática (promover a leitura e exploração do quadro da Declaração Nutricional; identificar a quantidade de açúcar em gramas e representação em saquetas individuais de açúcar realizando contagens de 4 em 4); Arte Digital (pesquisar e escrever as consequências do consumo excessivo de açúcar); Expressão Artística (revelar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, mobilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos; selecionar técnicas e materiais ajustando-os à intenção expressiva das suas representações). A atividade promoveu a articulação entre as turmas do 1.ºA, 1.ºB, 1ºC e 1.ºD, envolvendo cerca de 84 alunos.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Descrição da Atividade
Regularmente, os alunos trazem para o lanche alimentos processados que contêm grande quantidade de açúcar. Nesse sentido, com o objetivo de consciencializar e tentar mudar hábitos alimentares, nomeadamente os alimentos que compõem as lancheiras dos alunos, nas turmas do 1.ºano foi lançado o desafio sobre os alimentos açucarados ingeridos pelos alunos no lanche escolar e em casa. Diariamente, após o lanche, nas turmas começaram a ser recolhidas as embalagens. Também foi solicitado aos encarregados de educação, o envio das embalagens familiares/pack económicos que contêm a descrição dos valores nutricionais. Após esta recolha, foram colocadas as embalagens dos alimentos sobre a mesa e foi questionado aos alunos a quantidade de açúcar que pensavam que cada alimento deveria conter, tendo como ponto de referência, as saquetas de açúcar individuais (4g). De seguida, as turmas foram divididas em pequenos grupos aos quais foram distribuídas as embalagens dos alimentos, lupas e saquetas individuais de açúcar, para que cada grupo iniciasse a leitura/exploração do quadro da Declaração Nutricional que contém a quantidade de açúcar. Após esta exploração, cada grupo apresentou à turma o resultado da sua pesquisa representando-a sob a forma de saquetas individuais de açúcar. Desta forma, nas turmas, pode-se concluir quais os alimentos mais consumidos e a sua quantidade de açúcar. Posteriormente, na aula de Arte Digital – Projeto PADDE, os alunos, nas salas e na Biblioteca, iniciaram a pesquisa sobre as consequências do consumo excessivo de açúcar. Por fim, foi elaborado um painel, “O Açúcar nos Alimentos”, no qual foram coladas as embalagens dos alimentos, as saquetas a representar a quantidade de açúcar de cada um e uma descrição das consequências do consumo excessivo de açúcar no ser humano.
Depois de os alunos constatarem a quantidade de açúcar dos alimentos que trazem nas suas lancheiras, gradualmente verificou-se uma mudança de hábitos alimentares relativamente ao tipo de lanches.
Na sequência da atividade, a professora responsável pela dinamização do Projeto Eco-Escolas na escola foi desafiada por uma das professoras do 1.ºano a dramatizar uma ida ao supermercado para comprar alimentos para o seu lanche, chegando às salas com o carrinho do supermercado com alimentos açucarados que diariamente também são consumidos pelos alunos. Durante a dramatização/atividade pode-se observar a euforia dos alunos ao observar os alimentos que muitos consomem durante o lanche, mas tendo já a consciência dos malefícios do consumo excessivo destes alimentos na sua saúde. Depois de se constatar que os alimentos contidos no carrinho do supermercado não eram os mais saudáveis para serem consumidos, os próprios alunos deram algumas ideias de hábitos de alimentação saudável, nomeadamente os alimentos que poderiam trazer na sua lancheira. Aproveitando a ideia dos alunos, as professoras apresentaram algumas alternativas de alimentos (frutas variadas e apreciadas pelos alunos, pão do padeiro, água e leite branco).
Inicialmente, o painel foi colocado na entrada da escola, local de entrada e saída dos alunos do edifício escolar, bem como de professores, assistentes operacionais e técnicos por forma a consciencializar toda a comunidade educativa sobre o consumo diário de açúcar e suas consequências para a saúde humana. Posteriormente, foi afixado junto à zona de refeições no local onde os alunos fazem fila para o refeitório.
A realização da atividade permitiu a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas, nomeadamente: Educação para a Cidadania e Estudo do Meio (identificar dos fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de alimentação saudável); Português e Matemática (promover a leitura e exploração do quadro da Declaração Nutricional; identificar a quantidade de açúcar em gramas e representação em saquetas individuais de açúcar realizando contagens de 4 em 4); Arte Digital (pesquisar e escrever as consequências do consumo excessivo de açúcar); Expressão Artística (revelar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, mobilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos; selecionar técnicas e materiais ajustando-os à intenção expressiva das suas representações). A atividade promoveu a articulação entre as turmas do 1.ºA, 1.ºB, 1ºC e 1.ºD, envolvendo cerca de 84 alunos.
Memória descritiva:
Descrição da Atividade
Regularmente, os alunos trazem para o lanche alimentos processados que contêm grande quantidade de açúcar. Nesse sentido, com o objetivo de consciencializar e tentar mudar hábitos alimentares, nomeadamente os alimentos que compõem as lancheiras dos alunos, nas turmas do 1.ºano foi lançado o desafio sobre os alimentos açucarados ingeridos pelos alunos no lanche escolar e em casa. Diariamente, após o lanche, nas turmas começaram a ser recolhidas as embalagens. Também foi solicitado aos encarregados de educação, o envio das embalagens familiares/pack económicos que contêm a descrição dos valores nutricionais. Após esta recolha, foram colocadas as embalagens dos alimentos sobre a mesa e foi questionado aos alunos a quantidade de açúcar que pensavam que cada alimento deveria conter, tendo como ponto de referência, as saquetas de açúcar individuais (4g). De seguida, as turmas foram divididas em pequenos grupos aos quais foram distribuídas as embalagens dos alimentos, lupas e saquetas individuais de açúcar, para que cada grupo iniciasse a leitura/exploração do quadro da Declaração Nutricional que contém a quantidade de açúcar. Após esta exploração, cada grupo apresentou à turma o resultado da sua pesquisa representando-a sob a forma de saquetas individuais de açúcar. Desta forma, nas turmas, pode-se concluir quais os alimentos mais consumidos e a sua quantidade de açúcar. Posteriormente, na aula de Arte Digital – Projeto PADDE, os alunos, nas salas e na Biblioteca, iniciaram a pesquisa sobre as consequências do consumo excessivo de açúcar. Por fim, foi elaborado um painel, “O Açúcar nos Alimentos”, no qual foram coladas as embalagens dos alimentos, as saquetas a representar a quantidade de açúcar de cada um e uma descrição das consequências do consumo excessivo de açúcar no ser humano.
Depois de os alunos constatarem a quantidade de açúcar dos alimentos que trazem nas suas lancheiras, gradualmente verificou-se uma mudança de hábitos alimentares relativamente ao tipo de lanches.
Na sequência da atividade, a professora responsável pela dinamização do Projeto Eco-Escolas na escola foi desafiada por uma das professoras do 1.ºano a dramatizar uma ida ao supermercado para comprar alimentos para o seu lanche, chegando às salas com o carrinho do supermercado com alimentos açucarados que diariamente também são consumidos pelos alunos. Durante a dramatização/atividade pode-se observar a euforia dos alunos ao observar os alimentos que muitos consomem durante o lanche, mas tendo já a consciência dos malefícios do consumo excessivo destes alimentos na sua saúde. Depois de se constatar que os alimentos contidos no carrinho do supermercado não eram os mais saudáveis para serem consumidos, os próprios alunos deram algumas ideias de hábitos de alimentação saudável, nomeadamente os alimentos que poderiam trazer na sua lancheira. Aproveitando a ideia dos alunos, as professoras apresentaram algumas alternativas de alimentos (frutas variadas e apreciadas pelos alunos, pão do padeiro, água e leite branco).
Inicialmente, o painel foi colocado na entrada da escola, local de entrada e saída dos alunos do edifício escolar, bem como de professores, assistentes operacionais e técnicos por forma a consciencializar toda a comunidade educativa sobre o consumo diário de açúcar e suas consequências para a saúde humana. Posteriormente, foi afixado junto à zona de refeições no local onde os alunos fazem fila para o refeitório.
A realização da atividade permitiu a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas, nomeadamente: Educação para a Cidadania e Estudo do Meio (identificar dos fatores que concorrem para o bem-estar físico e psicológico, individual e coletivo, desenvolvendo rotinas diárias de alimentação saudável); Português e Matemática (promover a leitura e exploração do quadro da Declaração Nutricional; identificar a quantidade de açúcar em gramas e representação em saquetas individuais de açúcar realizando contagens de 4 em 4); Arte Digital (pesquisar e escrever as consequências do consumo excessivo de açúcar); Expressão Artística (revelar capacidades expressivas e criativas nas suas produções plásticas, mobilizando os conhecimentos e técnicas adquiridos; selecionar técnicas e materiais ajustando-os à intenção expressiva das suas representações). A atividade promoveu a articulação entre as turmas do 1.ºA, 1.ºB, 1ºC e 1.ºD, envolvendo cerca de 84 alunos.
Materiais
● Embalagens de alimentos dos lanches
● Saquetas individuais de açúcar (4g cada)
● Lupas
● Papel de cenário com 1m2
● Cola quente e líquida UHU
● Tesoura, lápis de carvão, marcadores, régua e folhas A4
● Cartolina
● Computador
Registo fotográfico: