Trabalhos 2023/2024

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (Porto)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
A aplicação do inquérito teve como resultado uma amostra de 54 estudantes, sobretudo com idade compreendidas entre os 18 e 24 anos. De um modo geral, os estudantes revelaram conhecer o significado de aditivo alimentar e da sua finalidade apesar de haver algum desconhecimento quanto à forma de classificação dos aditivos e à função das diferentes classes. Quanto aos hábitos alimentares, a aplicação do inquérito permitiu identificar os 5 principais alimentos processados, habitualmente consumidos pelos estudantes (carnes, queijos, sumos, chocolate e pastilhas elásticas) e conhecer melhor as frequências de consumo de alguns destes alimentos.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
A pesquisa sobre os aditivos autorizados nos 5 alimentos seleccionados foi efetuada primeiramente na plataforma da Comissão Europeia "Food Additives Database", de forma a identificar as principais substâncias que podem estar presentes nestes alimentos. Posteriormente, para identificação do potencial impacto desses aditivos na saúde humana, foram consideradas as opiniões científicas da EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar) e informação disponível no site da ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) ou em artigos científicos sobre o tema.

Memória descritiva:
Os alimentos constituem uma importante e complexa fonte de macro e micronutrientes essenciais ao Homem. Contudo, podem também representar uma fonte de compostos com potencial tóxico, podendo provocar efeitos adversos na saúde. A descoberta e utilização de aditivos na indústria alimentar veio revolucionar o acesso e disponibilidade dos alimentos a nível global. Com o propósito sobretudo de conservar (ex. conservantes), mas também de alterar as características organoléticas dos alimentos (ex. corantes, intensificadores de sabor, etc.), estas substâncias são utilizadas na maioria dos alimentos que consumimos diariamente. Apesar de existirem estudos específicos sobre a inocuidade dos diversos aditivos para a saúde humana e serem definidas regras quanto à sua utilização nos diferentes alimentos (quantidade, alimentos autorizados, etc), as alterações nos estilos de vida e nos hábitos alimentares (consumo cada vez maior de alimentos processados) podem estar a contribuir para uma maior exposição da população a estas sustâncias, sobretudo nas populações mais jovens e predispostas ao seu potencial tóxico.
Assim, considerando o desafio “Painel dos Alimentos” do programa Eco-escolas, tendo como objetivo promover o conhecimento nos estudantes sobre a presença e impacto na saúde dos aditivos alimentares, foi elaborado um painel digital com a identificação dos principais alimentos consumidos habitualmente pelos estudantes da ESS|P.Porto e identificados os principais aditivos alimentares que podem estar presentes nesses alimentos, bem como, potenciais impactos para a saúde dos mesmos. Previamente à elaboração do painel foi elaborado um inquérito através do Office Forms divulgado pela comunidade estudantil da ESS|P.Porto. O inquérito foi estruturado em 16 questões, 3 de âmbito geral, 5 para avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o papel/função dos aditivos, e as restantes 8 para determinar os hábitos de consumo de alimentos processados da população inquirida. Considerando os resultados obtidos da aplicação do inquérito, foram selecionados os 5 alimentos identificados pelos estudantes como sendo os habitualmente consumidos e efetuado um levantamento dos principais aditivos que podem estar presentes nesses alimentos. Para cada aditivo identificado foi também efetuada uma pesquisa sobre o potencial de toxicidade ou efeitos adversos para a saúde descritos na literatura utilizando para o efeito informação disponível na ASAE, EFSA (opiniões científicas), Comissão Europeia (Food Aditives database) e artigos científicos. De forma a diminuir a produção de resíduos, optou-se por elaborar um painel digital que foi projetado (tamanho superior a 1m2) durante um dia na zona destinada à divulgação de informação da instituição e junto à área de alimentação, de forma a estar acessível a um maior número de estudantes e a sensibilizar a comunidade escolar para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis (menos alimentos processados, menor ingestão de substâncias sintéticas como os aditivos alimentares).
A realização da atividade envolveu a participação de 5 elementos do Conselho Eco-Escolas, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: