Trabalhos 2023/2024

Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
- Barras de cereais
- Granola
- Iogurte proteico
- Leite meio-gordo achocolatado
- Refrigerantes

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
- A investigação consistiu numa ida a uma superfície comercial para analisar rótulos dos produtos alimentares selecionados.
- Em sala de aula, os alunos realizaram uma pesquisa (https://www.asae.gov.pt/seguranca-alimentar/aditivos-alimentares/outros-aditivos.aspx) sobre os aditivos alimentares encontrados nos rótulos dos produtos analisados.

Memória descritiva:
Objetivo:
Informar e sensibilizar os estudantes sobre a presença e os efeitos dos aditivos alimentares nos produtos processados que consomem, especialmente durante o lanche. O painel visa destacar a quantidade de emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes, corantes e potenciadores de sabor presentes nestes produtos.
Metodologia:
1º) Aplicação de um questionário aos alunos da turma para identificar os alimentos mais consumidos. Exemplos de alimentos incluídos no questionário: barras de cereais, bolachas, iogurtes, pão, entre outros.
2º) Compilação e análise dos resultados do questionário para identificar os cinco alimentos mais consumidos.
3º) Com a turma dividida em pequenos grupos, os alunos deslocaram-se a uma superfície comercial para analisar os rótulos dos produtos selecionados e identificar os aditivos alimentares presentes em cada um.
4º) Em sala de aula, os alunos iniciaram a construção de um cartaz (digital) ilustrativo com a análise dos cinco alimentos mais consumidos, identificando os aditivos alimentares presentes e destacando os impactos destes na saúde.
5º) Os alunos realizaram uma pesquisa detalhada sobre os diferentes tipos de aditivos alimentares (emulsionantes, estabilizadores, espessantes e gelificantes, corantes e potenciadores de sabor), compreendendo as suas funções e os possíveis efeitos nocivos à saúde. Esta pesquisa foi fundamental para a criação de conteúdos informativos e educativos no painel.
6º) Seleção do cartaz: os alunos votaram nos vários cartazes elaborados. O cartaz mais votado, foi divulgado na TV da escola, que se encontra no bar de alunos.
Conclusão:
Este projeto envolveu ativamente os alunos na pesquisa e análise de aditivos alimentares, promovendo uma consciência crítica sobre os produtos que consomem diariamente. A criação do cartaz serve como um recurso informativo permanente na escola, incentivando hábitos alimentares mais saudáveis e conscientes.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: