Trabalhos 2023/2024

Estabelecimento Prisional do Funchal (Santa Cruz)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 2º e 3º Escalão: Painel dos Aditivos

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Integrado no tema da Saúde, na área de Cultura, Língua e Comunicação, os formandos do ensino secundário criaram um inquérito relacionado com a alimentação. Este teve como principal objetivo averiguar os alimentos mais consumidos no estabelecimento prisional, por opção da população reclusa que frequenta a escola, ou seja, para além das refeições fornecidas pela própria instituição, quais os mais comprados pelos próprios formandos.
O universo de inquiridos correspondeu a 50 formandos de quatro níveis de escolaridade (1.º, 2.º e 3.º ciclos, para além dos formandos da turma do ensino secundário).
Na área de Sociedade, Tecnologia e Ciência, os formandos analisaram os dados, cujos resultados foram transformados em gráficos. Assim, os 6 produtos mais indicados nos inquéritos foram: cereais açucarados, pastilhas elásticas, bolachas recheadas, tortas de chocolate, barras energéticas e sumo.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Dado não terem acesso à internet, a pesquisa foi feita a partir de documentação distribuída pelos formandos. Foi clarificado o conceito de aditivos e foram exploradas as principais famílias dos aditivos e a forma como são apresentados nos rótulos dos produtos alimentares.
O entusiasmo dos formandos evidenciou-se na identificação dos aditivos nos alimentos que, habitualmente, consomem. Com as embalagens recolhidas pelos mesmos foram explorados e comparados os ingredientes/ aditivos entre produtos.
Num quarto do painel, na zona central, foram destacadas informações alusivas às conclusões da pesquisa, com destaque para os possíveis efeitos do consumo excessivo de aditivos na saúde, bem como a identificação dos alimentos associados a esse excesso.

Memória descritiva:
Para a construção do painel foram reutilizadas placas de transporte de garrafões de água, as quais foram pintadas, atingido a dimensão de pouco mais de 1m2.
As informações colocadas no painel foram destacadas em molduras criadas com as embalagens dos produtos consumidos pelos formandos, bem como foram aproveitadas embalagens dos 6 produtos selecionados para complementar a informação exposta.
O painel foi colocado num local de passagem de reclusos e funcionários do estabelecimento prisional para maior visibilidade. No entanto, a intenção, após este período de exposição, é a de colocá-lo no local aonde os reclusos se deslocam para comprar produtos alimentares, de modo a fazerem as suas escolhas com maior consciência.
Foram os formandos da turma de nível secundário que, sob a orientação dos docentes, construíram os inquéritos, analisaram os dados, fizeram a investigação e elaboraram o painel. Os formandos mostraram-se muito empenhados na elaboração do trabalho e manifestaram-se sensíveis à informação dos rótulos dos produtos que consomem. Foi nítido o seu interesse, pois após a conclusão do trabalho ainda apresentaram algumas embalagens, destacando os aditivos presentes em produtos que consideravam “inocentes”.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: