Trabalhos 2023/2024

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar

Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Foi aplicado um inquérito a uma turma de 1.º ano e a outra de 4.º ano para investigar os hábitos alimentares dos alunos em relação ao consumo de açúcar. O questionário incluiu várias perguntas, que tiveram como objetivo perceber a quantidade de açúcar ingerida ao longo do dia.
Esta questão é crucial, pois o açúcar está presente na maioria dos alimentos preferidos pelas crianças e pode aparecer nos rótulos sob diversos nomes, tornando-se um desafio identificá-lo.
O objetivo deste desafio foi levar as crianças a investigar as consequências do uso excessivo do açúcar. Através desta atividade, pretendeu-se aumentar a consciência sobre a presença do açúcar nos alimentos do dia a dia e promover escolhas alimentares mais saudáveis. Os resultados do inquérito revelaram que muitos alunos consomem mais açúcar do que o recomendado, o que ressalta a importância de educar sobre uma alimentação equilibrada e os riscos associados ao consumo excessivo de açúcar.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
Os alunos do 4.º ano realizaram uma pesquisa aprofundada sobre o consumo excessivo de açúcar e aditivos alimentares. Exploraram várias temáticas relacionadas a esse assunto, incluindo:
Identificação de Alimentos com Açúcar e Aditivos:
Pesquisaram que alimentos comuns contêm açúcar e aditivos: refrigerantes, bolachas, cereais matinais, entre outros.
Analisaram os rótulos dos produtos para identificar os diferentes nomes de açúcar e aditivos utilizados na indústria alimentar.
Consequências do Consumo Excessivo:
Investigaram os efeitos negativos do consumo excessivo de açúcar e aditivos na saúde, como obesidade, cáries, problemas metabólicos e outros.
Alternativas Mais Saudáveis:
Propuseram alternativas mais saudáveis para substituir alimentos ricos em açúcar e aditivos, como frutas frescas, lanches caseiros e opções naturais.
Além disso, os alunos do 4.º ano organizaram-se em grupos de trabalho para partilhar suas descobertas. Cada grupo apresentou seu trabalho aos alunos do 1.º ano, promovendo a conscientização sobre os impactos do consumo desses ingredientes.
Esta abordagem colaborativa e educativa é fundamental para incentivar escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.

Memória descritiva:
O painel consiste na união de cinco cartolinas A3 para garantir visibilidade e impacto educativo. Utilizou-se cartolina e papel reciclado como base para o painel, reforçando uma mensagem de sustentabilidade.
Para a representação gráfica da quantidade de açúcar, foram usados pacotinhos de açúcar reais
O painel está afixado na área de refeições da escola, um local estratégico onde os alunos fazem as suas escolhas alimentares diariamente.
Os alunos do 1.º ano participaram na recolha de dados através dos inquéritos e na seleção dos alimentos para o painel.
Os alunos do 4.º ano estiveram envolvidos na pesquisa e na apresentação dos resultados aos alunos mais novos, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.
Este painel serve não só como uma ferramenta educativa, mas também como um lembrete visual constante das escolhas alimentares saudáveis que os alunos podem fazer, incentivando-os a pensar criticamente sobre o consumo de açúcar e aditivos na sua dieta diária.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: