Trabalhos 2023/2024
Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)
Atividade: Painel dos Alimentos: Aditivos ou Açúcar
Escalão: 1º Escalão: Painel do Açúcar
Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Os produtos mais escolhidos pelos alunos na hora do lancha são: cereais com chocolate, pão de centeio ou pão bimbo, iogurtes líquidos, pacotes de frutas e sumo.
Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo do açúcar/aditivos:
“Que quantidade de açúcar ingeres por dia?”
No âmbito do projeto “Painel dos Alimentos”, integrado no Programa Eco-Escolas, foi solicitada à Junta de Freguesia da Marinha Grande a sua colaboração. Deste modo, contámos com a presença da nutricionista da freguesia que nos veio ajudar a esclarecer e a clarificar a temática relacionada com os açúcares presentes, nos diversos alimentos que habitualmente ingerimos.
Durante a sessão que dinamizou com os alunos do 1º e 2ºano, a nutricionista mostrou-se bastante acessível e colaborativa, fazendo uma interligação das funções que acarreta a sua profissão com os conteúdos abordados na área curricular de Estudo do Meio, pelas professoras.
Assim, a técnica iniciou a sessão fazendo uma pequena exploração sobre o que faz no seu dia-a-dia, tendo depois partido para o tema central - os diferentes tipos de açúcar que frequentemente ingerimos.
Através desta abordagem, as crianças ficaram a perceber que não existem apenas alimentos onde os açúcares são adicionados, mas também que há alimentos que são naturalmente doces como é o caso da fruta, do leite, do mel, entre outros. Foi evidente a perceção com que as crianças ficaram, uma vez que começaram logo a enumerar uma série de alimentos que consumiam onde estão presentes os açúcares adicionados como sumos, bolachas, bolos, gomas, entre outros. Seguidamente, a nutricionista questionou as crianças sobre os motivos pelos quais os açúcares são adicionados aos alimentos. Entre as várias respostas dadas pelos alunos, que foram bastante pertinentes, chegou-se à conclusão de que os açúcares são adicionados aos alimentos para dar sabor doce, para dar cor, para melhorar a textura e para conservar.
Após essa explicitação, a nutricionista achou pertinente analisar alguns rótulos de alimentos que trouxe para a sessão. Desses alimentos verificou-se a lista de ingredientes e a tabela nutricional de um pacote de gomas, de um pacote de bolachas com chocolate e de um pacote de cereais com pepitas de chocolate. Todos estes alimentos eram familiares às nossas crianças porque, a maior parte delas, os consumia diariamente. Desta forma, concluímos que foi extremamente importante a análise dos rótulos daqueles alimentos em específico, porque as crianças ficaram com a real perceção se faziam boas escolha no seu consumo.
Posteriormente, mediu-se a quantidade real de açúcar presente em cada alimento analisado com recurso a uma balança, um copo e uma colher. Desta forma, as crianças conseguiram visualizar as quantidades analisadas e, ao mesmo tempo, ficaram muito espantadas por verem a quantidade de açúcar presente nos diferentes alimentos, pois quando falamos em 10 g é algo muito abstrato, mas quando o transportamos para o concreto torna-se algo que as crianças conseguem ver e ter uma melhor noção.
Depois deste momento, houve uns minutos de reflexão, através da utilização da roda dos alimentos. O principal objetivo desta reflexão foi sensibilizar para a importância de escolher produtos, os mais naturais possíveis, respeitar as quantidades de consumo e pensar sempre na roda dos alimentos quando fazemos uma refeição. A nutricionista reforçou ainda os efeitos nocivos que os açúcares podem causar como: hipertensão, diabetes, obesidade, cáries, hiperatividade, vários tipos de cancro, problemas cardiovasculares, entre outros.
Como culminar desta sessão, a nutricionista analisou os rótulos, dos mais variados alimentos, que as nossas crianças trazem de casa e consomem ao lanche da manhã.
Memória descritiva:
Dando seguimento à execução deste projeto “Painel do Alimentos”, foi realizada uma pequena sondagem sobre os alimentos que as nossas crianças mais consomem ao longo do dia, dentro e fora da escola. Assim, de forma a interligar com as diferentes áreas curriculares abordadas, foi realizado um questionário com cerca de vinte alimentos, onde as crianças escolhiam os cinco que mais consumiam. Após o preenchimento deste questionário, foram recolhidos os dados e elaborada uma tabela, juntamente com os alunos das duas turmas. A partir da tabela que mostrava a frequência absoluta de cada alimento foi elaborado, no computador, um gráfico circular e o “transporte” desses dados foi realizado através da construção de um painel.
O suporte do painel é em cartão, revestido por papel de cenário para possibilitar o reaproveitamento para futuros trabalhos. Este é composto por: um gráfico circular em 3D, com os dados recolhidos dos questionários; pelos seis alimentos mais votadas pelas crianças; por sacos pequenos com a quantidade de açúcar correspondente a cada alimento e ainda pelas consequências que o açúcar pode provocar na nossa saúde.
Para enriquecer o painel e incluir na sua execução a área das Artes Visuais, os alimentos mais votados pelas nossas crianças foram construídos em esferovite, utilizando as três dimensões, de forma a tornar o painel visualmente mais atrativo. Por baixo de cada alimento está um saco, com a quantidade real de açúcar de cada alimento, por 100g, que foi analisado e pesado por um grupo de crianças.
O painel tem cerca de 1m2 e está afixado numa das paredes no refeitório.
Registo fotográfico:
Inquéritos realizados: