Trabalhos 2024/2025
Escola Sec. D. Sancho I (Vila Nova de Famalicão)
Atividade: Brigada da Cantina
Escalão:
Quais os aspetos analisados pela Brigada da Cantina?
Todo o trabalho teve início no dia 16 de outubro, durante as comemorações do “Dia da alimentação. O Trabalho abrangeu várias dimensões associadas ao consumo de refeições na cantina:
1- Refeições não consumidas (senhas compradas e não usadas)
2- Desperdício durante a refeição.
3- Recolha da opinião dos utilizadores da cantina
4- formação sobre a constituição das ementas
No que diz respeito às refeições não consumidas, com base na análise dos dados fornecidos pelos serviços da secretaria da escola, relativos ao ano 2023-2024, a equipa concluiu que 5% senhas destinadas a almoços, não foram consumidas, concluindo que esta situação gerou 1810 refeições desperdiçadas.
No que diz respeito ao desperdício durante a refeição a Brigada da Cantina verificou desperdício de alimentos em 30% dos tabuleiros devolvidos após a refeição. Foram realizadas no total 4 visitas na hora do almoço e foram vistoriados, aleatoriamente, 50 alunos em cada uma das visitas. Os aspetos analisados pelo nosso grupo foram a composição da ementa, quantos alunos não lavam as mãos antes da refeição, quantos alunos não levam sopa , quantos alunos não levam salada , quantos alunos não levam fruta , quantos alunos desperdiçam parte da refeição e quantos alunos usam telemóvel durante as refeições.
Foi aplicado um questionário, na cantina, que de forma anónima permitiu recolher a opinião dos alunos e sugestões de melhoria. Os resultados permitiram perceber que a maioria dos alunos não se preocupa com o desperdício alimentar e, por isso, não pede para não lhe encher o prato (dizem não saber que poderão repetir). A maioria dos alunos não conhece a origem dos alimentos na cantina e a refeição privilegiada é a carne, com mais de 58% de respostas, sendo o prato vegetariano preferido por apenas 12,5% e de peixe apenas 6,3% dos que responderam ao inquérito.
Relativamente ao último ponto, as nutricionistas do município responsáveis pela elaboração das ementas, foram convidadas a estarem presentes no 3º conselho eco-escolas, em janeiro de 2025. Explicaram os aspetos considerados na elaboração das ementas (nutritivos, económicos e ambientais) e disponibilizaram-se para esclarecer as questões colocadas, enfatizando os aspetos nutritivos das ementas e apelaram ao não desperdício alimentar, realçando a diversidade de menus, com carne, peixe e vegetariano.
Quantos estudantes foram envolvidos, como foi feita a distribuição de tarefas e qual a frequência de intervenção?
A equipa foi composta por 6 alunas da turma 903: Daniela Moreira, Inês Dias, Inês Ribeiro, Marianna Nascimento, Nádia Sousa e Vânia Azevedo. Todas nós colaboramos nas tarefas propostas, participando e ajudando em todas elas.
Todo o trabalho teve início no dia 16 de outubro, durante as comemorações do “Dia da alimentação e prolongou-se até maio.
Em outubro de 2024, fizemos o levantamento dos dados nos serviços administrativos, começamos a sua análise e elaboramos um relatório apresentado no 2º conselho eco-escolas, em dezembro 2024;
Ainda em outubro, elaboramos a “sheck list” e o questionário, e no dia 16 “dia da alimentação”, fizemos a 1ª auditoria na cantina e tornamos o questionário público;
Em dezembro, participamos no 2º conselho eco-escolas e apresentamos o relatório com os dados recolhidos nos serviços administrativos e durante as visitas à cantina;
Em janeiro participamos no 3º conselho eco-escolas, apresentamos o nosso trabalho às nutricionistas e participamos na discussão e produzimos um vídeo promocional do projeto que foi divulgado nas redes sociais.
Em maio voltamos aos serviços administrativos recolher dados e verificamos que até ao dia 28 maio, do total de senhas encomendadas (455 64), 1776 refeições não foram utilizadas, o que corresponde a 3,9% das refeições compradas. Concluímos que houve até à data, uma redução de 1,1% de refeições desperdiçadas relativamente ao ano anterior.
Como foi feita a divulgação à comunidade educativa?
A divulgação à comunidade educativa foi feita com cartazes, participação no conselho eco-escolas onde o projeto foi apresentado e discutido, por vários momentos, e na produção de um vídeo, divulgação nas redes sociais (facebock eco-escolas D Sancho I, em https://www.facebook.com/share/p/18YSZU7hje/ e em https://www.facebook.com/share/p/18YSZU7hje/), nas atas do conselho eco-escolas e elaborada uma notícia na revista da escola (Sancho notícias) editada em fevereiro e pode ser consultada em https://www.aesancho.pt/agrupamento/revista-sancho-noticias .
Registo fotográfico da brigada em ação:
Outros anexos (Word, PDF, JPEG, PNG):