Trabalhos 2024/2025
Escola Secundária de Valongo (Valongo)
Atividade: Eco-Ementas Mediterrânicas
Escalão: C: Mais de 15 anos (ensino secundário, profissional - sem curso de cozinha/pastelaria superior, universidades sénior, etc.)
Memória descritiva:
A dieta mediterrânea é amplamente reconhecida pelo seu equilíbrio nutricional, utilização de ingredientes frescos e sazonais e pelo seu impacto ambiental reduzido. O projeto "Sabores Mediterrânicos: Sustentabilidade à Mesa" visa promover uma alimentação saudável e sustentável, incorporando produtos locais e respeitando os princípios da economia circular.
Os objetivos deste projeto incluem valorizar os produtos mediterrâneos e regionais, demonstrar a viabilidade económica de pratos saudáveis e sustentáveis, incentivar boas práticas alimentares com base na sazonalidade e na redução do desperdício alimentar e sensibilizar para a importância da dieta mediterrânea na promoção da saúde e do bem-estar. Para isso, foram selecionados ingredientes locais e biológicos, elaboradas ementas equilibradas e calculados os respetivos valores nutricionais e económicos. A testagem das receitas permitiu a avaliação dos resultados e a reflexão sobre o impacto ambiental e social.
A ementa proposta inclui um creme de cenouras com espargos, um prato principal de frango com mostarda, mel e salada de trigo-sarraceno e uma sobremesa de Peras caramelizadas com mel e chá de frutos vermelhos e maçã, com acompanhada por molho de frutos vermelhos e granola. Em termos nutricionais, esta refeição fornece aproximadamente 750 kcal, com 19g de lípidos (5.5g saturados), 95g de hidratos de carbono (32g açúcares), 15g de fibras, 47g de proteínas e 2g de sal, garantindo um equilíbrio adequado entre os diferentes macronutrientes.
Foram considerados vários aspetos característicos da dieta mediterrânea, como o uso predominante de ingredientes frescos, vegetais e cereais integrais, o equilíbrio entre proteínas animais e vegetais, a redução de açúcares adicionados e gorduras saturadas e a valorização de produtos sazonais. Além disso, a iniciativa reflete aspetos sociais, ambientais e financeiros, promovendo hábitos saudáveis, reduzindo a pegada carbónica através do consumo de produtos locais e demonstrando que uma alimentação equilibrada pode ser acessível.
Os resultados esperados incluem o aumento da consciencialização sobre alimentação sustentável, a promoção do consumo de produtos locais e de época, a redução do desperdício alimentar e a implementação de práticas económicas e saudáveis na preparação de refeições. Conclui-se que é possível conciliar sabor, saúde e sustentabilidade através da escolha criteriosa de ingredientes e da valorização dos produtos locais, promovendo uma maior adesão a práticas alimentares saudáveis e inspirando futuras ações em prole de uma gastronomia mais sustentável e responsável.
Ementa:
Anexe a ementa adaptada para intolerantes glúten, leite ou lactose (formato PDF):
Registo fotográfico de cada um dos pratos:
Informação extra (facultativo):
Esta informação está no documento anexado atrás.
Informação extra (anexos):