Trabalhos 2024/2025

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (Setúbal)

Atividade:  Eco-Ementas Mediterrânicas

Escalão: D: Escolas Profissionais (com cursos de cozinha/pastelaria)

Idade dos alunos envolvidos:
Grupo I-17 e 18; Grupo II-19 e 20

Memória descritiva:
Grupo I: Mariana e Luís Camponês
A dieta mediterrânea é famosa pelos seus benefícios à saúde, e dois dos seus principais ingredientes são o azeite e a cavala. O azeite é uma fonte de gorduras saudáveis e antioxidantes, enquanto a cavala, um peixe oleoso, é rica em ómega-3 e proteínas, sendo também uma opção mais económica e sustentável. Embora a cavala não seja tão popular quanto outros peixes, ela tem uma pegada ecológica menor, pois é menos sobrepescada. Ao escolher estes ingredientes, não só estamos a cuidar da nossa saúde, mas também a fazer escolhas mais responsáveis em termos ambientais.
Estes pratos fotam escolhidos, por terem na sua composição dois dos ingredientes principais da dieta mediterrânea, o azeite e a cavala. A cavala foi escolhida, por conta do seu preço, é um peixe económico com uma pegada ecológica pequena. Sendo um peixe não tão popular como outros, em termos sustentáveis, diminui a sua captura.
Grupo II: David e Liedson
Decidimos criar uma receita inspirada na cozinha mediterrânica e escolhemos a epoca de primavera/verão devido a vasta disposição de alimentos frescos no mercado de Setúbal. Queríamos algo simples, mas cheio de sabor, destacando os produtos locais e a sazonalidade.Começamos com um gaspacho fresco, feito com tomates bem maduros, pimentos coloridos e um toque de alho e mel. Como prato principal , usamos a cabra vermelha (devido a ser um peixe pouco utilizado, mas bastante saboroso e preço accessível) grelhado com o purê de ervilhas (um purê de ervilhas devido a falta de uso de leguminosas), o molho de couve-flor e um gel de caldo de peixe. Para sobremesa, uma espuma leve de anona com maçã verde e crumble de amêndoas, e com perolas de kalamanzi equilibrando doçura e frescor.
Cada ingrediente foi escolhido para valorizar os sabores de Setúbal e celebrar o melhor do verão, criando uma refeição autêntica e memorável.
Valores Nutricionais
• Entrada: 300 kcal por dose
• Prato Principal: 150 kcal por dose
• Sobremesa: 450 kcal por dose

Ementa:

A ementa foi adaptada?

Registo fotográfico de cada um dos pratos: