Trabalhos 2024/2025
Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)
Atividade: Eco-Lanches
Escalão: 1.º Escalão: jardins-de-infância e 1.º ciclo do ensino básico
										Informação sobre o conteúdo alimentar dos Eco-Lanches e razões das 5 propostas de lanches:
										Os Eco-Lanches da EB1/PE/C da Ponta do Sol foram cuidadosamente elaborados para promover uma alimentação equilibrada, saudável e variada, com base em alimentos naturais e nutritivos. 
Segue um resumo do conteúdo alimentar de cada lanche e as razões nutricionais por trás das suas escolhas: 
? Lanche 1 
• 1 iogurte sólido natural 
• 2 colheres de sopa de granola 
• 1 kiwi 
• 1 ovo cozido 
Razões nutricionais: 
• Fornece proteínas de alto valor biológico (ovo, iogurte). 
• O kiwi adiciona vitamina C e fibras. 
• A granola contribui com energia, fibras e gorduras boas. 
? Lanche 2 
• 1 iogurte líquido natural 
• 1 fatia ou 1 bolinha de pão integral 
• 1 fatia de queijo tipo flamengo 
• 7 a 10 morangos 
Razões nutricionais: 
• Combinação de proteína (iogurte e queijo), carboidratos complexos (pão integral) e antioxidantes (morangos). 
• Bom equilíbrio entre energia e saciedade, com fibras e cálcio. 
? Lanche 3 
• 1 pacote de leite meio gordo (200 ml) 
• 2 bolachas de arroz 
• 1 queijo tipo Babybel 
• 1 maçã com casca 
Razões nutricionais: 
• Boa fonte de cálcio, proteínas e fibras. 
• A maçã contribui para a digestão e saúde intestinal. 
• Lanche leve e sem glúten, ideal para digestão fácil. 
? Lanche 4 
• 1 iogurte sólido aromatizado 
• 2 colheres de sopa de aveia 
• 1 banana 
• 2 nozes 
Razões nutricionais: 
• Rico em fibras solúveis e insolúveis (aveia, banana). 
• As nozes fornecem gorduras saudáveis e antioxidantes. 
• Ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino. 
? Lanche 5 
• 1 pacote de leite meio gordo (200 ml) 
• 1 fatia ou uma bolinha de pão de sementes 
• 1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim 
• 1 pêssego 
Razões nutricionais: 
• Alto teor de energia e proteína vegetal (manteiga de amendoim). O pão de sementes traz fibras e ácidos gordos essenciais. 
• O pêssego é rico em vitaminas e fibras, auxiliando a digestão. 
? Considerações Gerais: 
Os frutos variam conforme a estação, valorizando a fruta da época e a sustentabilidade. 
Todos os lanches têm uma base de proteína + fibra + fruta fresca, promovendo energia sustentada, saciedade e nutrientes essenciais ao crescimento e aprendizagem das crianças.                                    
										Materiais utilizados na construção de um recipiente da “Eco-Lancheira”:
										Após a elaboração de cinco lanches saudáveis e a pesquisa sobre os benefícios de cada um dos alimentos em sala de aula, iniciamos a construção da eco lancheira. 
A eco-lancheira é uma solução prática e sustentável para quem deseja reduzir o impacto ambiental das suas refeições diárias. Fabricada a partir de materiais reutilizáveis, como caixa de cartão, pedaços de cortiça, plástico reciclado e corda para a alça, a eco-lancheira foi projetada para ser reutilizável e durável. Além de ajudar a diminuir o uso de embalagens descartáveis, a eco-lancheira possui propriedades térmicas, mantendo os alimentos na temperatura ideal por mais tempo. 
Embora muitas eco-lancheiras possuam divisórias internas, optamos por não incluir as divisórias neste modelo, a fim de oferecer maior flexibilidade na organização dos alimentos, permitindo que sejam dispostos de maneira prática e segura. 
Com um design moderno e funcional, a eco-lancheira se apresenta como uma escolha consciente para quem procura adotar hábitos mais sustentáveis no quotidiano, contribuindo para a preservação do meio ambiente.                                    
										Envolvimento da comunidade/encarregados de educação:
										- Envolvimento da comunidade:  
• N.º de alunos envolvidos: 14 alunos (4.º A); 
• Os alunos trouxeram os materiais de casa para a construção da eco-lancheira; 
• Os alimentos para preparação dos lanches foram recolhidos junto das famílias e na cozinha da escola. 
• Tarefas realizadas pelos alunos: investigação de informação (internet/livros); recolha dos alimentos e elaboração dos diferentes lanches; concretização da eco-lancheira.                                    
Registo fotográfico:
 
					



