Trabalhos 2024/2025

Escola EB1/JI de Briteiros S. Salvador (Guimarães)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 1.º Escalão: jardins-de-infância e 1.º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
Memória Descritiva – Jogo da Dieta Mediterrânica
1. Introdução
O Jogo da Dieta Mediterrânica foi criado com o objetivo de promover, de forma lúdica e educativa, o conhecimento sobre os princípios e os benefícios da dieta mediterrânica. Este estilo de alimentação, considerado um património cultural e alimentar, serve como pano de fundo para um jogo interativo, acessível aos alunos dos diferentes anos letivos do 1.º ciclo, que alia conhecimento e diversão.
2. Objetivo do Jogo
O objetivo do jogo é conquistar uma peça de cada uma das cinco cores, representando diferentes categorias relacionadas com a Dieta Mediterrânica. O primeiro jogador (ou equipa) a preencher o seu cartão de progresso com as cinco peças — uma de cada categoria — vence a partida.
3. Componentes do Jogo
• 1 Tabuleiro com casas de diferentes cores e ações especiais.
• 1 Dado de 6 faces.
• 1 Pino por jogador ou equipa para indicar a posição no tabuleiro.
• 1 Cartão de Progresso por jogador/equipa, com 5 espaços para encaixar peças coloridas.
• 5 Baralhos de Cartas, cada um correspondente a uma categoria de perguntas, representando diferentes áreas temáticas da Dieta Mediterrânica.
• Peças coloridas: uma de cada cor por jogador ou equipa, a serem conquistadas ao longo do jogo.
4. Configuração Inicial
O jogo pode ser jogado individualmente ou em equipas.
Cada jogador ou equipa:
• Escolhe um pino.
• Recebe um cartão de progresso com 5 categorias (cores diferentes).
• Começa o jogo sem nenhuma peça; as peças são ganhas ao longo do percurso ao responder corretamente às perguntas.
5. Regras do Jogo
a. Ordem de jogo:
- Todos lançam o dado uma vez; quem tirar o menor número começa.
- O jogo segue no sentido dos ponteiros do relógio.
b. Movimento:
- Na sua vez, o jogador lança o dado e avança o número de casas correspondente.
c. Casas Especiais:
- “Joga outra vez”: o jogador lança o dado novamente e realiza mais uma jogada.
- “Casa partida”: o jogador lança o dado novamente e avança conforme o novo valor.
d. Casas de Cor:
- Ao parar numa casa colorida, outro jogador retira uma carta da categoria correspondente.
- Se o jogador responder corretamente ganha a peça daquela cor e encaixa-a no seu cartão.
- Se errar, não recebe a peça e a vez passa ao jogador seguinte.
6. Desenvolvimento e Criação
O Jogo da Dieta Mediterrânica foi desenvolvido a partir da ideia de transformar conteúdos educativos sobre hábitos saudáveis e alimentação equilibrada em uma atividade envolvente. A associação entre cores, categorias e perguntas permite uma aprendizagem ativa e divertida. Para preparação do jogo, os alunos dos 3.º e 4.º anos realizaram uma pesquisa sobre a Dieta Mediterrânica, tendo em conta cinco vertentes: os alimentos mais usados; os benefícios para a saúde; os países identificados com esta dieta; as receitas mais conhecidas; e o seu contributo para a sustentabilidade ambiental. Recorrendo à inteligência artificial, foi criado o logo que foi sendo adaptado para os diferentes materiais do jogo. Feita a pesquisa, optou-se por elaborar as questões numa lógica de resposta SIM/NÃO. Foram criados 5 baralhos de 24 cartas (12 cuja resposta é SIM e 12 cuja resposta é NÃO), cada um com uma cor e com uma questão referente à vertente identificada com essa cor:
Amarelo – receitas
Cor de salmão – alimentos
Azul – sustentabilidade
Verde – saúde
Lilás – países
As cartas e o design do tabuleiro foram criados num software de desenho durante as aulas. Para reforçar o material, cada carta foi plastificada pelos alunos dos 1.º e 2.º anos, com a supervisão de um adulto. O tabuleiro, depois de construído por colagem, foi protegido com papel autocolante.
7. Desafios e Soluções
Durante o processo de criação do jogo, um dos principais desafios foi definir a forma mais acessível de apresentar as perguntas, de modo a permitir a participação de alunos de diferentes faixas etárias, incluindo os mais novos. Após discussão, optou-se por adotar um formato simples e direto: uma pergunta por carta, com resposta possível de SIM ou NÃO. Esta abordagem facilita a dinâmica do jogo, tornando-o mais rápido e inclusivo, ao mesmo tempo que contribui para a consolidação de conhecimentos essenciais sobre a Dieta Mediterrânica.
No desenvolvimento do baralho correspondente à categoria Países, verificou-se um desafio específico: apesar de a Dieta Mediterrânica ser característica de uma região alargada, não se identificaram 12 países onde essa dieta seja, de facto, adotada como padrão alimentar predominante. Como consequência, o baralho acabou por incluir 10 perguntas com resposta "SIM" e 14 com resposta "NÃO", refletindo a realidade observada. Esta assimetria foi considerada válida, uma vez que não compromete o equilíbrio do jogo e pode, inclusive, servir para corrigir perceções erradas sobre a abrangência da Dieta Mediterrânica.
8. Conclusão
O Jogo da Dieta Mediterrânica é uma ferramenta pedagógica e recreativa que incentiva o conhecimento sobre nutrição, sustentabilidade e cultura alimentar mediterrânica. A sua mecânica simples, aliada ao conteúdo temático relevante, torna-o um recurso valioso para promover hábitos saudáveis de forma envolvente e participativa. Futuramente, o jogo pode ser expandido com outras cartas, com questões com outros níveis de dificuldade, ou versões digitais.

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: