Trabalhos 2024/2025

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 2.º e 3.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
Este trabalho foi desenvolvido por alunos do 9.º ano, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com Ciências Naturais. Teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre a Dieta Mediterrânica, os seus princípios fundamentais, os benefícios para a saúde e a sua ligação a práticas sustentáveis.
A atividade desafiou os alunos a realizar uma pesquisa orientada, planear e construir um jogo educativo. Desde o início, tiveram liberdade para escolher entre criar um jogo de tabuleiro físico, ao estilo do jogo da glória ou de correspondências, ou apostar numa versão digital. Em qualquer uma das opções, era obrigatório abordar temas como a Roda dos Alimentos, os princípios da Dieta Mediterrânica, os hábitos alimentares saudáveis e a importância de consumir produtos sazonais e locais.
Durante as aulas de Cidadania, e com o acompanhamento da professora, os alunos iniciaram a pesquisa, procurando informação fiável em fontes credíveis como o site da Direção-Geral da Saúde e a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Em Ciências Naturais, aprofundaram os conteúdos já abordados em aula sobre grupos alimentares, os benefícios da Dieta Mediterrânica e os alimentos mais representativos deste padrão alimentar.
Para tornar o projeto mais próximo da realidade da turma, elaboraram e aplicaram um questionário sobre hábitos alimentares. Os resultados serviram de base para a reflexão e ajudaram a construir um jogo que não fosse apenas informativo, mas também relevante e motivador.
Depois de alguma troca de ideias, os alunos decidiram criar uma versão digital do jogo de tabuleiro, que acabaram por imprimir e montar. O design foi cuidadosamente pensado, com categorias de perguntas variadas e divertidas. Como toque especial, os peões do jogo foram representações em miniatura de alimentos típicos da Dieta Mediterrânica, como azeite, água, iogurte e ovos — uma forma criativa e visual de reforçar os conceitos.
Ao longo de todo o processo, os alunos estiveram verdadeiramente envolvidos — da pesquisa à construção, da escrita das perguntas ao design do tabuleiro. O professor teve um papel essencial no acompanhamento, organização e articulação entre as disciplinas, assegurando que o projeto mantinha o rigor científico, sem perder a criatividade e o entusiasmo dos alunos.

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: