Trabalhos 2024/2025

Escola EB de Arões - Santa Cristina (Fafe)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 2.º e 3.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
No âmbito da promoção de hábitos de vida saudáveis e do aprofundamento do conhecimento sobre a Dieta Mediterrânica, foi lançado um desafio aos alunos do 2.º ciclo: criar um jogo didático baseado nos 10 Princípios da Dieta Mediterrânica. O principal objetivo foi incentivar os alunos a pesquisarem e refletirem sobre esta temática, estimulando simultaneamente a criatividade, o espírito crítico e o trabalho em equipa.
Atividade Interdisciplinar
A conceção e desenvolvimento do jogo decorreram de forma interdisciplinar, integrando várias áreas curriculares:
• Educação Visual e Tecnológica: onde os alunos idealizaram e criaram os materiais gráficos e o design do jogo;
• Ciências Naturais: onde aprofundaram os conteúdos sobre alimentação saudável, os princípios da Dieta Mediterrânica e os seus benefícios para a saúde;
• Educação Física: onde se refletiu sobre o papel da atividade física como parte integrante do estilo de vida mediterrânico;
• Cidadania e Desenvolvimento / TIC: onde se promoveu a reflexão sobre a sustentabilidade alimentar, os hábitos de consumo e a utilização responsável das tecnologias na criação de recursos educativos.
Trabalho em Grupo
Para promover o trabalho colaborativo, os alunos foram organizados em equipas, cada uma responsável por diferentes fases do projeto – desde a pesquisa e recolha de informação, à criação de perguntas, regras e componentes do jogo. Esta metodologia permitiu desenvolver competências como a cooperação, a responsabilidade partilhada, a criatividade e a comunicação eficaz.
Avaliação Formativa
O jogo criado foi, ainda, utilizado como ferramenta de avaliação formativa. Permitiu consolidar e rever os conteúdos abordados nas diferentes disciplinas, de forma lúdica e participativa. Os alunos assumiram um papel ativo na aprendizagem, avaliando e refletindo sobre o seu próprio progresso e o dos colegas, num ambiente motivador e educativo.

Registo fotográfico: