Trabalhos 2024/2025

Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 1.º Escalão: jardins-de-infância e 1.º ciclo do ensino básico

Memória descritiva:
A atividade Alimentação Saudável e Sustentável – Jogo da Dieta Mediterrânica foi desenvolvida com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância de uma alimentação equilibrada, sustentável e culturalmente enraizada, promovendo o conhecimento e a valorização dos 10 Princípios da Dieta Mediterrânica.
Esta atividade foi cuidadosamente integrada no currículo, articulando-se com várias disciplinas: Educação para a Cidadania, ao abordar a sustentabilidade, os hábitos de vida saudáveis e a preservação do património cultural e alimentar; Estudo do Meio, através da aquisição de conhecimentos sobre os alimentos, os modos de produção tradicionais e os benefícios da dieta mediterrânica; Português, com a leitura de textos informativos, a seleção e extração de informações relevantes e a produção de textos orais e escritos; Matemática, no tratamento estatístico das votações realizadas em diferentes fases da atividade (formato do jogo, escolha da plataforma e eleição final); TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, com a conceção e concretização do jogo digital, bem como a exploração da plataforma escolhida; Educação e Expressão Plástica, na elaboração de cartazes e materiais visuais utilizados para a apresentação do projeto às restantes turmas.
A dinâmica da atividade decorreu em várias etapas. Numa primeira fase, os alunos realizaram pesquisas orientadas sobre a Dieta Mediterrânica. Reuniram a informação relevante e partilharam-na com a turma, com recurso a cartazes, contribuindo para a construção de um conhecimento coletivo. Posteriormente, foi realizada uma votação para definir o formato do jogo, tendo sido escolhida a versão digital, considerando o seu carácter interativo e motivador. Após novo momento de debate e votação, foi selecionada a plataforma digital a utilizar.
Organizados em grupos, os alunos criaram diferentes propostas de jogos digitais, respeitando os conteúdos trabalhados e incorporando elementos educativos e lúdicos. Cada grupo apresentou a sua proposta, seguindo-se a eleição do jogo final, que representou o trabalho coletivo e colaborativo da turma.
Importa destacar o envolvimento entusiástico dos alunos, que participaram ativamente em todas as fases, desde a investigação até à concretização do jogo. O projeto contou ainda com o apoio dos pais, especialmente no que se refere à utilização da plataforma digital fora do contexto escolar. O papel dos professores foi essencial, assegurando a orientação pedagógica, a articulação interdisciplinar e o acompanhamento contínuo das atividades.
Esta experiência revelou-se extremamente enriquecedora, permitindo o desenvolvimento de competências como a investigação, trabalho em equipa, criatividade, comunicação, pensamento crítico e literacia digital e, ao mesmo tempo, reforçou a consciência para a adoção de comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: