Trabalhos 2024/2025

Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Vila Real)

Atividade:  Jogo da Dieta Mediterrânica

Escalão: 2.º e 3.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário, profissional e superior

Memória descritiva:
???? Memória Descritiva – Este projeto nasceu no seio do Laboratório de Ideias, um clube multidisciplinar da escola que promove a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade e a criação de soluções criativas com impacto educativo e social.
A ideia para o desenvolvimento do jogo surgiu de uma conversa entre alunos e professores sobre a importância de conhecer e valorizar os princípios da alimentação saudável, em particular dois referenciais centrais: a Roda dos Alimentos Portuguesa e o modelo da Dieta Mediterrânica. Estes dois temas, embora distintos, complementam-se na construção de hábitos alimentares equilibrados, sustentáveis e culturais.
???? Objetivo do Projeto
O principal objetivo foi criar um jogo digital de perguntas de verdadeiro ou falso para reforçar os conhecimentos sobre os dois temas de forma interativa, acessível e motivadora. O jogo promove a literacia alimentar, estimula a curiosidade e integra os conteúdos curriculares com competências digitais.
???? Ferramentas Utilizadas
O jogo foi desenvolvido com recurso a tecnologias base da Web:
HTML – estrutura do jogo,
CSS – estilo e visual,
JavaScript – lógica interativa.
Estas ferramentas permitiram aos alunos explorar conceitos de programação, design e interatividade, reforçando aprendizagens nas áreas das Tecnologias da Informação e Comunicação.
???? Envolvimento dos Alunos
Os alunos participaram ativamente em todas as fases:
Pesquisa sobre a Roda dos Alimentos e a Dieta Mediterrânica,
Formulação das questões com base científica e linguagem acessível,
Design do jogo (cores, emojis, botões),
Codificação e testes, em ambiente colaborativo e criativo.
Foi adotada uma abordagem por níveis: o primeiro centrado na Dieta Mediterrânica, o segundo na Roda dos Alimentos. A introdução de códigos de acesso e de progresso como “OLIVA” e “ES_O_MAIOR” promove o espírito de jogo, motivando os alunos a insistir, aprender e avançar.
???? Competências Desenvolvidas
Literacia alimentar
Pensamento crítico
Trabalho colaborativo
Programação e design digital
Comunicação e criatividade

Registo fotográfico:

Pesquisa e investigação sobre a Dieta Mediterrânica: