Trabalhos 2024/2025

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Atividade:  Painel dos Alimentos: Gorduras Saturadas e Não Saturadas

Escalão: 3.º Escalão: ensino secundário, profissional e superior

Resultados dos inquéritos, produtos selecionados?
Após uma breve sondagem realizada por alguns alunos de cada turma, foram identificados os alimentos considerados mais relevantes para estudo e inclusão no Painel dos Alimentos. Os produtos selecionados foram: bacon, batatas fritas de pacote, bolacha waffer (baunilha), chocolate de leite, croissant e manteiga. Estes alimentos foram escolhidos com base na sua popularidade entre os jovens e no elevado teor de lípidos, possibilitando uma análise crítica sobre os seus efeitos na saúde.

Pesquisa e investigação sobre o consumo excessivo de gorduras:
A pesquisa e investigação foram orientadas pelo professor da disciplina de Nutrição e basearam-se em fontes credíveis, nomeadamente o Guia do Instituto do Consumidor e a informação disponível no site da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) sobre riscos nutricionais relacionados com gorduras alimentares. Estes recursos permitiram aos alunos compreender os efeitos negativos do consumo excessivo de lípidos, nomeadamente o risco aumentado de doenças cardiovasculares, obesidade e outros problemas de saúde.

Memória descritiva:
O painel foi desenvolvido com base na informação nutricional recolhida no site oficial PORTFIR – INSA (https://portfir-insa.min-saude.pt), que fornece dados detalhados sobre a composição dos alimentos.
Características do painel:
Dimensões: O Painel tem de dimensão 2 m2
Materiais utilizados: impressão do painel e software de design gráfico.
Local de afixação: Zona do Bar da escola, local estratégico para promover a consciencialização alimentar junto de toda a comunidade educativa.
Envolvimento dos estudantes: Os alunos participaram de forma constante e ativa em todas as etapas do projeto — desde a sondagem inicial, pesquisa e seleção dos alimentos, recolha de dados, construção visual do painel e afixação. Esta atividade contribuiu para o desenvolvimento de competências científicas, digitais e de cidadania ativa.

Registo fotográfico:

Inquéritos realizados: